IVO PITANGUY
Ivo Hélcio Jardim de Campos Pitanguy (Belo Horizonte, 05/07/1926), o Ivo Pitanguy, é considerado um dos mais renomados cirurgiões plásticos do Brasil e do mundo.
Trabalhou a vida inteira pela difusão da cirurgia plástica e, graças às suas realizações, o Brasil é hoje reconhecido como polo de formação e de excelência nesta especialidade médica.
Preocupado em difundir o ensino da cirurgia plástica e atender a população carente, Ivo Pitanguy criou a 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, voltada para o atendimento da população menos favorecida. Esta enfermaria mudou definitivamente os rumos da cirurgia plástica – antes direcionada apenas as classes elitizadas – ressaltando a importância social da especialidade. Para Pitanguy, “o sofrimento do indivíduo não é proporcional à deformidade e sim ao transtorno causado a sua harmonia de viver com a sua imagem”.
Professor titular do Departamento de Cirurgia Plástica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, Pitanguy integrou sua Clínica à 38ª Enfermaria da Santa Casa, implementando uma estrutura pioneira de formação profissional e de ensino. Desta estrutura, faz parte o curso de pós-graduação em cirurgia plástica, que já formou centenas de profissionais do Brasil e do mundo.
Membro de respeitadas entidades acadêmicas e culturais, como a Academia Brasileira de Letras e a Academia Nacional de Medicina, Ivo Pitanguy é autor de cerca de 800 trabalhos científicos em revistas brasileiras e internacionais, tendo publicado uma série de livros.