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Autor: Anatol Rosenfeld
Editora: Perspectiva
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Em 'O Mito e o Herói no Moderno Teatro Brasileiro' reúnem-se algumas das principais contribuições críticas de Anatol Rosenfeld sobre o trabalho teatral no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. Os dois primeiros ensaios são sobre a construção do herói no teatro (escritos no calor da discussão em torno de Arena Conta Zumbi e Arena Conta Tiradentes) - 'Heróis e Coringas' é um texto fundamental sobre o 'sistema do Coringa', técnica de interpretação desenvolvida por Boal para essas produções. Este livro busca situar a proposta dentro de um panorama histórico-crítico mais amplo, situando-a não só em relação à Brecht como também Hegel, Duerrenmatt, Joyce... O papel do mito na construção dramática moderna é analisado nos ensaios seguintes, primeiro a partir da obra de Dias Gomes, depois na de Jorge Andrade. Não só uma referência obrigatória ao estudo da produção teatral brasileira de um período particularmente rico, a presente obra é uma reflexão estética maior de um de nossos maiores críticos.
Título: O Mito E O Heroi No Moderno Teatro Brasileiro
ISBN: 9788527300834
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 11,5 x 20,5
Páginas: 122
Ano copyright:
Coleção: Debates - Vol. 179
Ano de edição: 1996
Edição: 2ª
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Autor: Anatol Rosenfeld
Anatol Rosenfeld (1912-1973) nasceu na Alemanha. Estudou na Universidade de Berlim. Interrompeu o doutorado, forçado pela situação política e pelas Leis Discriminatórias de Nürenberg (1935). Chegou ao Brasil em 1937. Trabalhou como colono de fazenda e como caixeiro viajante. Retornou à atividade jornalística e literária pouco tempo depois, tendo colaborado em periódicos de língua alemã e, quase ao mesmo tempo, começou a escrever para a imprensa brasileira (Estado de S. Paulo entre outros, Revista Brasileira de Filosofia, Staden-Jahrbuch entre outras). No “Suplemento Literário” de O Estado de S. Paulo teve a seu cargo a Secção de Letras Germânicas, tendo escrito nestas páginas numerosos ensaios sobre literatura, filosofia, cinema e teatro (de particular importância são os seus estudos sobre Brecht). Publicou ensaios sobre Schopenhauer, Goethe, Schiller e outros filósofos alemães, prefaciou obras de literatura e arte e dirigiu a coleção de Estética, editada pela Herder, em São Paulo. Convidado por Alfredo Mesquita, lecionou Estética Teatral na Escola de Arte Dramática de São Paulo e ministrou cursos na mesma área no departamento de Arte Cênicas da ECA-USP. Também deu aulas de Estética Geral na Escola Superior de Cinema São Luiz, São Paulo. De particular relevo no seu trabalho são as palestras e conferências que proferiu em organizações culturais e instituições acadêmicas na cidade de São Paulo, no interior e em vários estados brasileiros, sobre o largo repertório de temas em que sempre primou. Publicou, entre outros, Doze Estudos; O Teatro Épico; História da Literatura e do Teatro Alemães.