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Autor: Vários (ver informações no detalhe)
Editora: Arte e Letra
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A Edição M vem com belíssimas ilustrações de Athos Bulcão, que aparecem entre um conto e outro. Entre os autores já consagrados traz E.T.A. Hoffmann com seu importantíssimo O Homem da Areia, e tradução por conta de Guilherme da Silva Braga (já entrevistado aqui no Meia Palavra). Outro grande clássico é O Estudante de Anton Tchecov, traduzido por Gabriela Soares da Silva e Bibliomanie de Gustave Flaubert, traduzido por Sandra M. Stropparo (de quem tive a ótima oportunidade de ser aluna na UFPR).São excelentes escolhas entre nomes famosos porque são representativos da obra do autor. O Homem da Areia traz a mistura do fantástico com a realidade que faria de Hoffmann fonte de inspiração para outros escritores (como o já citado Edgar Allan Poe e, coincidência! Flaubert, que chega a citá-lo em Bibliomanie). O Estudante tem um tom introspectivo e melancólico bastante típico da narrativa de Tchecov, e conforme explicado na introdução do texto, era um dos favoritos do autor. Há também os textos de dois autores que nasceram no mesmo ano, 1866, e embora seus textos já tenham aí bastante tempo de existência, parece que aparentemente ainda são pouco conhecidos do público brasileiro. Tratam-se de E.W. Hornung com Idos de Março (traduzido por Adriano Scandolara) e Ramón del Valle Inclán com O Medo (tradução de Iara Tizzot). Na primeira história temos muito daquela Londres que habita o imaginário popular, com forte neblina e andanças pela Bond Street. Mas ao contrário do que se espera, não temos mais um detetive, o protagonista aqui é um ladrão. O Medo é um texto bastante breve, porém de uma força que chama bastante a atenção.Finalmente, há os textos dos escritores contemporâneos, os brasileiros que com publicações como essa vão ganhando espaço e novos leitores. De certa forma eles conversam entre si, com tons de melancolia, loucura e um pouco do fantástico. O primeiro na coletânea é Trem das Consequências de Roberto Sousa Causo, talvez o que mais apresente desse último elemento. Ezra de Sérgio Tavares é bastante forte, como há de se esperar de uma história na qual o protagonista acorda com vontade de matar alguém. Tempo Demais de Simone Magno é bonito e ao mesmo tempo bastante triste, com um desfecho até surpreendente. Fechando a revista temos Mobília de Edson Valente, no que me pareceu uma visão bastante inusitada de um suicídio.
Título: Arte E Letra: Estorias M
ISBN: 9771982922093
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 18 x 24
Páginas: 92
Ano copyright: 2011
Coleção:
Ano de edição: 2011
Edição: 1ª
Região:
Idioma:
Legenda:
País de produção:
Formato de tela:
Áudio Original:
Tempo de Duração:
Quantidade de discos:
Selo:
Código:
Autor: E. T. A. Hoffmann | Gustave Flaubert | Roberto de Sousa Causo | Anton Tchekhov | Sergio Tavares | E.W. Hornung | Simone Magno | Ramon Del Valle-Inclan | Edson Valente
Organizador: Arte e Letra
Ilustrador: Athos Bulcao
Tradutor: Iara Tizzot | Guilherme da Silva Braga | Adriano Scandolara | Sandra M. Stroparo | Gabriela Soares da Silva
Anton Pávlovitch Tchekhov nasceu em Taganrog, sul da Rússia, em 1860. Em 1879, ingressou na Faculdade de Medicina de Moscou e passou a publicar pequenos textos em periódicos da cidade. Obteve o diploma em 1884 e começou a trabalhar como médico, mas sua fama como escritor e contista cresceu continuamente, e em 1886 tornou-se colaborador da revista 'Nóvoie Vrêmia'. A montagem de sua peça A Gaivota, em 1898, por Stanislavski, obteve grande êxito, o que levou o Teatro de Arte de Moscou a encomendar outras peças para o autor. Surgram então Tio Vânia (1897), Três irmãs (1901) e O jardim das cerejeiras (1904). Em 1898 adquiriu uma vila em Ialta, na Crimeia, onde se estabeleceu para cuidar de uma tuberculose. Ali escreveu um de seus mais famosos contos, A dama do cachorrinho (1899). Em maio de 1901, casou-se com a atriz Olga Knipper, que vivia em Moscou. Junto com ela, viajou três anos depois a Badenweiler, na Alemanha, para tratar sua doença, mas acabou falecendo nesta cidade em 15 de julho de 1904.