Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade

Autor: Bell Hooks
Editora: Martins Fontes - WMF

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Sinopse

Em Ensinando a transgredir, bell hooks – escritora, professora e intelectual negra insurgente – escreve sobre um novo tipo de educação, a educação como prática da liberdade. Para hooks, ensinar os alunos a “transgredir” as fronteiras raciais, sexuais e de classe a fim de alcançar o dom da liberdade é o objetivo mais importante do professor. Ensinando a transgredir, repleto de paixão e política, associa um conhecimento prático da sala de aula com uma conexão profunda com o mundo das emoções e sentimentos. É um dos raros livros sobre professores e alunos que ousa levantar questões críticas sobre Eros e a raiva, o sofrimento e a reconciliação e o futuro do próprio ensino. Segundo bell hooks, “a educação como prática da liberdade é um jeito de ensinar que qualquer um pode aprender”. Ensinando a transgredir registra a luta de uma talentosa professora para fazer a sala de aula dar certo.

Dados

Título: Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade

ISBN: 9788546906826

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 13,7 x 21 x 1,6

Páginas: 270

Ano de edição: 2024

Edição:

Participantes

Autor: Bell Hooks

Tradutor: Marcelo Brandao Cipolla

Autor

BELL HOOKS

bell hooks é o pseudônimo da aclamada escritora, educadora, feminista e ativista social estadunidense Gloria Jean Watkins, nascida em 1952, na cidade de Hopkinsville, Kentucky. Autora de vasta obra, incluindo cinco livros infantis, bell hooks investiga de uma perspectiva pós-modernas questões relativas a raça, classe e gênero na pedagogia, na história da sexualidade e do feminismo e na cultura em geral. Aluna de uma escola segregada quando criança e admiradora de Paulo Freire durante vida acadêmica, hooks defende a pluralidade dos feminismos e compreende a prática pedagógica como um lugar fundamentalmente político e de resistência nas lutas antirracista e anticapitalista. Dentre seus inúmeros livros, destacam-se Outlaw Culture: resisting representations, Belonging: a culture of place, Thinking critical teaching: practical wisdom, e Ensinando a transgredir.