Home › Livros › Humanidades › Educação
Autor: Elizeu Clementino de Souza
Editora: DP&A
PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 12 dias úteis.
Não consta quantidade deste produto em nossos estoques.
Para obtê-lo, este terá que ser adquirido junto a nossos fornecedores mediante checagem prévia de disponibilidade.
R$ 38,00
em até 3x sem juros
Este livro analisa as implicações e a fertilidade das narrativas de formação e suas relações com o estágio supervisionado, tomando como base experiências desenvolvidas num projeto de formação inicial de professores, no Departamento de Educação — Campus I — da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), de março de 2001 a março de 2002. Constituem atrizes da pesquisa dez alunas do curso de Pedagogia, da habilitação em séries iniciais do ensino fundamental, a partir da escrita de si revelada nas narrativas da trajetória de escolarização, no sentido de apreender o conhecimento de si, no que se refere à aprendizagem da docência.A pertinência deste trabalho inscreve-se num amplo movimento de investigação/formação, o qual tem adotado a abordagem biográfica como perspectiva epistemológica sobre a aprendizagem dos sujeitos a partir de suas próprias experiências, entendida no contexto desta pesquisa como narrativa autobiográfica do itinerário escolar, no âmbito de um projeto experiencial de investigação-formação.Para a avaliação interpretativa das fontes foi empregada a ideia metafórica de uma leitura em três tempos — leitura cruzada, leitura temática e leitura interpretativo/compreensiva do corpus —, por considerar o tempo de lembrar, narrar e refletir sobre o vivido, mantendo entre si uma relação de reciprocidade e dialogicidade constante. A pesquisa conclui que a fecundidade da epistemologia da formação e do estágio como iniciação revela, a partir da abordagem experiencial, dispositivos e rituais pedagógicos engendrados nas identidades e subjetividades das histórias de vida no processo de formação inicial, ao permitir às professoras em formação, por meio de suas experiências formadoras e recordações-referências da trajetória de escolarização, estabelecer outros sentidos ao trabalho escolar e construir potencializações sobre sua própria prática.
Título: O Conhecimento De Si: Estagio E Narrativas De Formaçao De Professores
ISBN: 9788574903958
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 14 x 21 x 1
Páginas: 184
Ano copyright:
Coleção:
Ano de edição: 2006
Edição: 1ª
Região:
Idioma:
Legenda:
País de produção:
Formato de tela:
Áudio Original:
Tempo de Duração:
Quantidade de discos:
Selo:
Código:
Autor: Elizeu Clementino de Souza
Elizeu Clementino de Souza é professor do Mestrado em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PEC-UNEB) e doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).