A nova ldb: ranços e avanços

Autor: Pedro Demo
Editora: Papirus

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Sinopse

É objetivo desse livro discutir a Lei de Diretrizes e Bases - Lei Darcy Ribeiro - sancionada em dezembro de 1996. A LDB é, sem dúvida, uma lei "pesada", uma vez que envolve interesses orçamentários e interfere em instituições públicas e privadas. Depois de um parto interminável, essa lei situa-se entre algumas satisfações e muitas insatisfações. Ao lado dos 'ranços' que preserva, possibilita 'avanços' incontestáveis. Buscamos apresentar uma análise crítica, num campo intermediário entre a simples aceitação ou rejeição da lei. Daremos ênfase à discussão sobre o papel da educação do mundo contemporâneo. Como referência do futuro do país, a lei expressa timidamente a potencialidade da educação; entretanto, contém dispositivos inovadores e permite, sobretudo, maior flexibilidade. Mais do que a letra, interessa-nos o espírito da lei, a 'filosofia de fundo' que perpassa o texto inteiro. E o que faremos com a educação no Brasil.

Dados

Título: A Nova Ldb: Ranços E Avanços

ISBN: 9788530804480

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 13,8 x 21 x 0,6

Páginas: 112

Ano copyright: 1997

Coleção: Magisterio: Formaçao E Trabalho Pedagogico

Ano de edição: 2012

Edição: 23ª

Participantes

Autor: Pedro Demo

Autor

PEDRO DEMO

Pedro Demo, catarinense, filho de pais agricultores, estudou no Seminário dos Franciscanos, fez depois filosofia e parte da teologia. Na Alemanha fez doutorado em sociologia (1971), cuja tese recebeu nota máxima e foi publicada em 1973 (Anton Hains Verlag, Meisenheim). Voltando ao Brasil, foi assessor dos bispos até 1975, quando ingressou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), onde permaneceu até 1994 e se aposentou. Assumiu, então, tempo integral na Universidade de Brasília (UnB), onde é hoje professor titular do Departamento de Sociologia. Fez pós-doutorado na University of California at Los Angeles (UCLA) (1999-2000). Publicou até o momento mais de 60 livros, nas áreas de política social (educação) e metodologia científica. Desde fins de 1980 dedica-se ao desafio de formação permanente de professores.