Home › Livros › Humanidades › Comunicação
Organizador: Denis de Moraes
Editora: Consequencia
PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 17 dias úteis.
Não consta quantidade deste produto em nossos estoques.
Para obtê-lo, este terá que ser adquirido junto a nossos fornecedores mediante checagem prévia de disponibilidade.
R$ 45,00
em até 3x sem juros
Este livro, organizado por Dênis de Moraes, reúne reconhecidos intelectuais do Brasil e do Exterior para analisar uma questão crucial em nossa época de acirradas batalhas pela hegemonia: o poder midiático nas disputas políticas e ideológicas que atravessam a sociedade, condicionam a produção de sentido e interferem na conformação do imaginário coletivo. Trata-se de um dos poderes mais incisivos e persuasivos, concentrado em torno de um número reduzido de grupos privados que possuem propriedades cruzadas, recursos financeiros, capacidade tecnoprodutiva e infraestruturas logísticas. A exposição midiática, potencializada pelas conexões com a internet e a comunicação móvel, serve de combustível à propagação do discurso falacioso do neoliberalismo, que celebra o mercado como instância hipoteticamente habilitada a atender demandas sociais, dissimulando ser o mesmo mercado movido pelo lucro e marcado por profundas assimetrias e desigualdades. Daí a necessidade de verificarmos como a estrutura empresarial da mídia orienta suas máquinas de elaboração simbólica para disseminar concepções de mundo afinadas com o mantra do consumismo e os valores que regem a lógica do capital. Cabe desvelar as implicações dos vínculos das corporações do setor com a ordem hegemônica, sobretudo quando tomam partido nos embates políticos, crises econômicas, conflitos sociais, celeumas judiciais e clivagens culturais – quase sempre tentando neutralizar dissensos e visões alternativas. Também é inadiável pôr em foco as campanhas de desinformação à base de fake news, massivamente difundidas por redes sociais e outros veículos, que impulsionam a descrença na democracia representativa, beneficiam eleitoralmente os populismos de direita e instilam discursos de ódio, medo, preconceito e violência. As abordagens dos autores acabam por se complementar, enquanto peças de um quebra-cabeça que vai sendo remontado e elucidado a cada reflexão. Fica evidente a importância da resistência crítica e da mobilização da cidadania organizada em favor da liberdade de expressão, do pluralismo e da informação veraz, em meio à longa luta pela inclusão, pela igualdade e pela diversidade.
Título: Poder Midiatico E Disputas Ideologicas
ISBN: 9788569437581
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23
Páginas: 134
Ano copyright:
Coleção:
Ano de edição: 2019
Edição: 1ª
Região:
Idioma:
Legenda:
País de produção:
Formato de tela:
Áudio Original:
Tempo de Duração:
Quantidade de discos:
Selo:
Código:
Organizador: Denis de Moraes
Dênis de Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 1954. É doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutor pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (Clacso), sediado em Buenos Aires. Professor associado do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). É autor e organizador de mais de vinte livros, dos quais oito foram editados no exterior (Argentina, Espanha, Cuba e México). É autor, entre outros, de A esquerda e o golpe de 64 (1989), Vianinha, cúmplice da Paixão (1991), O velho Graça: uma biografia de Graciliano Ramos (1992), O imaginário vigiado: a imprensa comunista e o realismo socialista no Brasil (1994) e O rebelde do traço: a vida de Henfil (1996).