Etica a nicomaco

Autor: Aristoteles
Editora: Vozes

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Sinopse

Sendo a virtude de dois tipos, intelectual e moral, a virtude intelectual é, em sua maior parte, produzida e aumentada pela instrução e, portanto, requer experiência e tempo; ao passo que a virtude moral ou ética é o produto do hábito (éthos) e, de fato, derivou seu nome, com uma ligeira variação de forma, da palavra “hábito” (?thos). E, portanto, é claro que nenhuma das virtudes morais formadas nos surge pela natureza, pois nenhuma propriedade natural pode ser alterada pelo hábito.As virtudes não são engendradas em nós nem pela natureza nem contrariando a natureza; a natureza nos dá a capacidade de recebê-las, e essa capacidade é amadurecida pelo hábito.

Dados

Título: Etica A Nicomaco

ISBN: 9788532666413

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 13,7 x 20,8 x 1,3

Páginas: 256

Ano copyright: 2024

Coleção: Pensamento Humano

Ano de edição: 2024

Edição:

Participantes

Autor: Aristoteles

Tradutor: Vinicius Chichurra

Autor

ARISTOTELES

Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) foi um importante filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como uma das figuras mais importantes, e um dos fundadores, da filosofia ocidental. Seu ponto de vista sobre as ciências físicas influenciou profundamente o cenário intelectual medieval, e esteve presente até o Renascimento. Nas ciências biológicas, a precisão de algumas de suas observações foi confirmada apenas no século XIX. Suas obras contêm o primeiro estudo formal conhecido da lógica, que foi incorporado posteriormente à lógica formal. Na metafísica, o aristotelismo teve uma influência profunda no pensamento filosófico e teológico nas tradições judaico-islâmicas durante a Idade Média, e continua a influenciar a teologia cristã, especialmente a ortodoxa oriental, e a tradição escolástica da Igreja Católica. Seu estudo da ética, embora sempre tenha continuado a ser influente, conquistou um interesse renovado com o advento moderno da ética da virtude. Todos os aspectos da filosofia de Aristóteles continuam a ser objeto de um ativo estudo acadêmico nos dias de hoje. Foi chamado por Augusto Comte de “o príncipe eterno dos verdadeiros filósofos”, por Platão de “O Leitor” (pela avidez com que lia e por se ter cercado dos livros dos poetas, filósofos e homens da ciência contemporâneos e anteriores) e, pelos pensadores árabes, de o “preceptor da inteligência humana”.