Home › Livros › Literatura e Ficção › Poesia Estrangeira
Autor: Margarida Vale de Gato
Editora: Ediçoes Macondo
PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 3 dias úteis.
R$ 52,00
em até 3x sem juros
"Na pequena nota biobibliográfica da edição portuguesa de Atirar para o torto, publicada pela Tinta da China, em 2021, o gesto de traduzir vem antes de escrever, e se refere possivelmente à vocação e ao trabalho primário daquela que se materializa nos últimos anos, no Brasil, como poeta, ofício que, apesar das diferenças, evoca a criação e a invenção. Margarida Vale de Gato também exercita a reinvenção, na medida em que se debruça, igualmente em seu novo livro, sobre a sua forma mais obsessiva, o soneto, e sua metapoética, na qual se mostra perita. O que impressiona então na poesia de Margarida não é apenas a sua astúcia minuciosa de criação, mas o seu projeto de ser uma testemunha mulher (ainda que isso nesse seu terceiro livro de poesia não predomine tanto) de um tempo que, felizmente e, ao contrário das técnicas neoliberais que exploram o consumo da nossa suposta imortalidade ou da nossa suposta invulnerabilidade, passa. Há muito chama a atenção na poesia de Margarida também um tipo de conhecimento radicalmente lúcido do tempo, seja para o bem, seja para o mal. Ou seja, é perceptível em seu trabalho poético uma dimensão consciente de que “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Porque esta poesia se refere sempre à mutação de nossos lugares no mundo, especialmente para as mulheres atentas que navegam ao mar e mesmo para as que sentadas no comboio, como no poema “Vai vagão”, podem falar da passagem das horas e da passagem da paisagem “(...) à poesia com o vinco tão lindo/ da sua tristeza” . Algo dói na poesia de Margarida, e há nisso uma beleza, um brilho." Tatiana Pequeno
Título: Atirar Para O Torto
ISBN: 9786588750315
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 14 x 19
Páginas: 148
Ano copyright:
Coleção: A Colecçao - Ano 4 - Vol. 2
Ano de edição: 2022
Edição: 1ª
Região:
Idioma:
Legenda:
País de produção:
Formato de tela:
Áudio Original:
Tempo de Duração:
Quantidade de discos:
Selo:
Código:
Autor: Margarida Vale de Gato
Tatiana Pequeno nasceu em 1979, no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. Doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com tese sobre os sentidos políticos da obra de Maria Gabriela Llansol, é professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura do Instituto de Letras e atua como professora de Literatura Portuguesa na Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve pesquisa sobre as relações entre raça, femininos, gênero, sexualidade e psicanálise.
Publicou, até o momento, quatro livros de poesia: réplica das urtigas (Oficina Raquel, 2009), Aceno (Oficina Raquel, 2014), Onde estão as bombas (Edições Macondo, 2019) e Tocar o terror (Cult, 2022).