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Autor: Machado de Assis
Editora: Todavia
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É o 21º livro e o sétimo romance de Machado de Assis. O título refere-se a Bento Santiago, um homem de seus sessenta anos, autor ficcional, narrador e protagonista da história, que procura, com a escrita, reviver o vivido. Em torno da família Santiago gravitam as demais personagens. Os conflitos têm início e se desenvolvem a partir do envolvimento de Bentinho e Capitu, que vai do namoro ao matrimônio, passando pelo nascimento do filho, até a separação. Dom Casmurro tornou-se um dos livros mais discutidos e polêmicos de toda a literatura brasileira. A tal ponto que hoje é difícil, se não impossível, separar seu enredo das interpretações que ele provocou.
Título: Dom Casmurro
ISBN: 9786556926247
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 12,5 x 19,5 x 2,1
Páginas: 368
Ano copyright: 2023
Coleção: Machado De Assis - Vol. 21
Ano de edição: 2024
Edição: 2ª
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Autor: Machado de Assis
Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. Nascido no Morro do Livramento, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade. Fundador da Cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras, ocupou sua presidência por mais de dez anos. Sua extensa obra constitui-se de nove romances e peças teatrais, duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas. Machado de Assis é considerado o introdutor do Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias póstumas de Brás Cubas (1881). Este romance é posto ao lado de todas suas produções posteriores, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires, ortodoxamente conhecidas como pertencentes a sua segunda fase, em que se notam traços de pessimismo e ironia. Sua primeira fase literária é constituída de obras como Ressurreição, A mão e a luva, Helena e Iaiá Garcia, onde notam-se características herdadas do Romantismo, ou "convencionalismo", como prefere a crítica moderna.