Home › Livros › Artes › Teatro, Cinema e Televisão
Autor: Vários (ver informações no detalhe)
Editora: Perspectiva
PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 3 dias úteis.
De: R$ 149,90
Por: R$ 133,41
em até 3x sem juros
SINOPSE O teatro hip-hop traduz caleidoscopicamente o movimento e a cultura hip-hop: oralidade, resistência, invenção, mistura, política, música, dança, dramaturgia, improvisação, performance. O palco torna-se uma arena para o desenvolvimento de uma ação dramática completamente envolvida e definida pelas questões contemporâneas, do cotidiano ou dos grandes temas. Este livro celebra vinte anos de percurso do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e seu Teatro Hip-Hop, tornando impressas palavras, gestos, lutas e emoções que atravessaram as duas últimas décadas no país. Preparando o solo para os próximos vinte anos de luta e muito briho! QUARTA-CAPA A Palavra Como Território registra vinte anos do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, desde seu aparecimento em 2000. As quatorze peças encenadas pelo grupo desde então são aqui apresentadas na íntegra e cronologicamente, com imagens originais e os textos dos roteiros da época da encenação, além de ensaios analíticos especialmente escritos para esta edição. Apesar de sua enorme presença cênica, é também da palavra que parte esse trabalho de pesquisa centrado na junção, e no atrito, de conceitos do teatro épico brechtiano e da cultura urbana hip-hop, o que leva o coletivo artístico a criar uma linguagem teatral inovadora e dinâmica. Suas apresentações giram, por exemplo, em torno do depoimento, da autorrepresentação, da atuação de DJs e de atrizes/atores MCs, que fazem uso do sample, do spoken word (poesia falada) e dos slams (competições de poesia falada) para criar universos e discutir fatos e eventos que nos afetam como sociedade e indivíduos nela. Daí que os textos aqui fixados não poderiam ser mera ''imagem congelada'' do que foi, mas uma reflexão sobre o que está sendo, parte de uma jornada que está longe de terminar e que expande seu território para além do palco e também destas páginas. DA CAPA Imagem da capa: uma colagem de cenas do grupo em múltiplas ocasiões. Diversidade, visualidade rica e impactante, inventividade são apenas algumas das qualidades que cercam as apresentações do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos em seus espetáculos.
Título: A Palavra Como Territorio: Antologia Dramaturgica Do Teatro Hip-Hop
ISBN: 9786555050967
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23
Páginas: 544
Ano copyright: 2022
Coleção:
Ano de edição: 2022
Edição: 1ª
Região:
Idioma:
Legenda:
País de produção:
Formato de tela:
Áudio Original:
Tempo de Duração:
Quantidade de discos:
Selo:
Código:
Autor: Claudia Schapira | Eugenio Lima | Luaa Gabanini | Roberta Estrela D Alva | De Depoimentos Nucleo Bartolomeu | Bartolomeu de Depoimentos Nucleo
Organizador: Claudia Schapira | Eugenio Lima | Luaa Gabanini | Roberta Estrela D Alva
Nascida em Diadema, São Paulo, Roberta Estrela D’Alva é Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação pela USP e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É atriz-MC, diretora, slammer e pesquisadora. Membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (primeira companhia de Teatro Hip Hop do Brasil ) e do coletivo Frente 3 de Fevereiro (coletivo transdisciplinar que desenvolve ações simbólicas, produção de livros, documentários e investigações colaborativas acerca do racismo na sociedade brasileira). É idealizadora e slammaster do ZAP! Zona autônoma da Palavra, primeiro "poetry slam" (campeonato de poesia) brasileiro, e foi finalista da Copa do Mundo dessa modalidade 2011 em Paris conquistando o terceiro lugar. Em 2012 recebeu o prêmio Shell na categoria melhor atriz por sua atuação no espetáculo Orfeu Mestiço, uma hip–hópera brasileira.