Autogestao pedagogica e educaçao popular: a contribuiçao dos anarquistas

Autor: Hugues Lenoir
Editora: Intermezzo Editorial

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Sinopse

Mas por que, então, os anarquistas, mais do que outras correntes do socialismo, sempre se inte­ressaram pela educação? Este curto texto propõe-se a trazer, não uma res­posta exaustiva, mas alguns elementos de reflexão rela­tiva a essa questão central nas práticas e nas teorizações liber­tárias.A primeira razão desse interesse permanente é a inscri­ção do movimento libertário numa tradição humanista radi­cal e filosófica na filiação de Rabelais, Montaigne, Rousseau, Pestalozzi, Condorcet, Godwin etc., na sequência, numa re­flexão educacionista engajada por Fourier, Consi­dérant, Le Français etc., o que teve por conse­quência direta que a maio­ria dos teóricos anarquistas interessou-se pela educação e produziu em relação a ela algumas reflexões como o fizeram Proudhon, de início, depois Bakunin, Kro­potkin, Reclus e muitos outros. Tradição intelectual e revo­lucionária que deu lugar a fortes reflexões pedagógicas tais como aquelas de Guillaume, Pellou­tier, Thierry, Robin, Faure, Ferrer e a signi­ ;ficativas realizações emble­máticas como o orfanato de Cem­puis, La Ruche, as Escolas Moder­nas ou outras menos conhe­cidas como as escolas libertárias de Hamburgo ou L’Avenir Social animada por Madeleine Vernet. Tra­dição e interesse jamais desmentidos, e que per­duram até hoje com a escola Bo­­naventure, há alguns anos, o Liceu Autogerido de Paris (L.A.P.) ou a Dioniversidade em Saint-Denis hoje.

Dados

Título: Autogestao Pedagogica E Educaçao Popular: A Contribuiçao Dos Anarquistas

ISBN: 9788568115442

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 13 x 21

Páginas: 128

Ano de edição: 2017

Edição:

Participantes

Autor: Hugues Lenoir