Jornal na vida do professor e no trabalho docente

Autor: Vários (ver informações no detalhe)
Editora: Global

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Sinopse

Todos os textos contidos nesta coletânea nasceram de três edições do Seminário Nacional "O Professor e a Leitura do Jornal", realizadas em Campinas-SP em 2002, 2004 e 2006. O objetivo maior desse evento sempre foi aproximar o jornal da educação por meio de exposições, discussões e debates sobre os pontos de intersecção entre esses dois universos.Coroou tal objetivo o desejo de fazer ver que a leitura - de jornais e de outros veículos da cultura impressa - é uma prática vital na formação continuada e na atualização dos professores. No Brasil, já na década de 1930, os pioneiros da Escola Nova alertavam para a necessidade de se utilizar outros textos em sala de aula, que não só os de livros didáticos. Diziam ser necessário dispor e dinamizar as diferentes configurações textuais em circulação na sociedade, de modo que os estudantes pudessem ter acesso a uma multiplicidade de gêneros de escrita e de representações da realidade durante a sua formação escolar.Entre esses textos, não há dúvida de que os produzidos pela imprensa escrita adquirem uma grande projeção e preponderância em decorrência de sua forte presença na vida do cidadão urbanizado. De fato, não há como negar que o jornal aglutina, no pólo da produção, um conjunto diferenciado de linguagens e de gêneros textuais. Nele estão presentes estruturas narrativas (notícias, reportagens etc.), descritivas (imagens, tabelas etc.) e dissertativo-argumentativas (editoriais, charges, cartas à redação etc.), o que permite, no pólo da recepção, práticas ecléticas de manejo da língua e de entendimento por parte dos leitores.Mais especificamente, o jornal se apresenta como um poderoso mosaico de informações, serviços e pontos de vista que servem a diversos propósitos e finalidades na sociedade. Esse mosaico não apenas situa o cidadão no universo dos acontecimentos cotidianos (próximos e distantes, em termos espaciais), mas também permite um contato com a fábrica de palavras "sem-parar" que de forma simbólica representa o trabalho da imprensa.

Dados

Título: Jornal Na Vida Do Professor E No Trabalho Docente

ISBN: 9788526012547

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 16 x 23

Páginas: 104

Ano copyright: 2007

Coleção: Leitura E Formacao

Ano de edição: 2008

Edição:

Autor

MARIO SERGIO CORTELLA

Mario Sergio Cortella nasceu em Londrina/PR em 1954. É filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP (na qual atuou por 35 anos, 1977-2012), com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação: Currículo e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião. É professor-convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e no GVpec da FGV-SP (1998-2010). Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire. É autor, entre outras obras, de A Escola e o Conhecimento, Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille, Não Espere Pelo Epitáfio..., Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto, Viver em Paz para Morrer em Paz: Paixão, Sentido e Felicidade, Política: Para Não Ser Idiota, com Renato Janine Ribeiro, Escola e Preconceito: Docência, Discência e Decência, com Janete Leão Ferraz, e Qual é a tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética.