A pintura: textos essenciais - o paralelo das artes

Organizador: Jacqueline Lichtenstein
Editora: Editora 34

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Sinopse

Ut pictura poesis. A célebre frase de Horácio, que comparava a poesia à PINTURA, adquiriu no Renascimento sentido inteiramente inverso, comparando agora o quadro ao poema, o que aproximava - e, em certa medida, submetia - a pintura às exigências das artes da linguagem. É essa inversão, plena de consequências para a história da arte ocidental, que os catorze textos aqui selecionados por Jacqueline Lichtenstein, professora da Universidade de Paris X, exemplificam com clareza. Partindo do Tratado da pintura de Leonardo, passando por Cellini, Vasari, Poussin, Winckelmann, Lessing e muitos outros, o sétimo volume da coleção A pintura apresenta os múltiplos enfoques que o paralelo das artes - e, dentro desse tópico, particularmente a doutrina do Ut pictura poesis - pôde assumir, desde o Renascimento até a Modernidade. A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.

Dados

Título: A Pintura: Textos Essenciais - O Paralelo Das Artes

ISBN: 9788573263244

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 13 x 21

Páginas: 136

Ano copyright: 1995

Coleção: A Pintura: Textos Essenciais

Ano de edição: 2008

Edição:

Participantes

Organizador: Jacqueline Lichtenstein

Tradutor: Magnolia Costa

Autor

JACQUELINE LICHTENSTEIN

Jacqueline Lichtenstein é professora de Estética e Filosofia da Arte na Universidade de Paris IV - Sorbonne, tendo lecionado também na Universidade de Berkeley, Califórnia. Dirigiu entre 1992 e 1993 a revista Traverses, editada pelo Centre Georges Pompidou, de Paris. Seu campo de estudos encontra-se no cruzamento da Filosofia da História e da Teoria da Arte, produzindo uma reflexão aguda sobre a natureza e o funcionamento dos discursos sobre a arte. Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se La couleur eloquente (1989; edição brasileira: A cor eloquente, 1994, tradução de Maria Helena Rouanet e Maria Elizabeth Chaves de Mello) e La tâche aveugle: essai sur les relations de la peinture et de la sculpture à l'âge moderne (2003).