Home › Livros › Humanidades › Crítica e Teoria Literária
Organizador: Instituto Moreira Salles
Editora: Instituto Moreira Salles
LIVRO INDISPONÍVEL
R$ 32,50
em até 3x sem juros
A serrote # 2 traz um caderno de 16 páginas, impresso em papel cuchê, com desenhos e pinturas em nanquim, carvão e guache sobre papel de Philip Guston, artista americano influenciado pelas histórias em quadrinhos. O pintor Paulo Pasta selecionou os trabalhos de Guston e, em um ensaio introdutório, fala de sua transição do abstracionismo à figuração e à simplificação gráfica. Traz ainda um segundo caderno especial de 16 páginas, também impresso em papel cuchê, com a polêmica obra 18 de outubro de 1977, do artista Gerhard Richter. A obra, adquirida pelo MoMA de Nova York, foi inspirada em fotografias da imprensa que mostravam as mortes e o enterro dos militantes do grupo terrorista alemão Baader-Meinhof (ligado à RAF, Fração do Exército Vermelho). A versão oficial de que os terroristas se suicidaram não desfez a suspeita de assassinato pelas mãos do Estado. Neste número, a revista publica o clássico ensaio do jornalista, escritor e crítico de cinema James Agee sobre os heróis da comédia no cinema mudo. O poeta W.H. Auden considerava Agee a melhor coisa que a imprensa americana publicava na década de 1940. Publicado pela Life, “A grande era da comédia” foi um dos textos de maior repercussão em toda a história da revista. Sobre Charles Chaplin, o grande nome da comédia do cinema mudo, a serrote # 2 traz um texto de 1926 do jornalista vienense Alfred Polgar, que considerava Chaplin um “libertador”; uma “tira” desenhada pelo artista dos móbiles Alexander Calder a propósito de “Em busca do ouro”; e um de seus retratos que ainda permanecia inédito, feito pelo grande fotógrafo Richard Avedon. O bloco sobre os comediantes do cinema ainda traz um documento raro: o manifesto “O grouchismo”, lançado por Antonio Candido na revista Clima, em agosto de 1941.A seção “Visão periférica” traz o texto de Jean Hatzfeld, o jornalista especializado em Ruanda, que mostra a difícil convivência entre as etnias hutu e tútsi, depois do genocídio de 1994. Um ensaio fotográfico de Jonathan Torgovnik, da revista Newsweek, também impresso em papel cuchê, mostra as mulheres que foram violentadas durante o genocídio e os filhos que nasceram dos atos de estupro em série.Serrote # 2 inaugura duas seções: “Contraluz”, na qual um escritor fabula sobre uma das fotos do rico acervo do Instituto Moreira Salles. Nesta primeira edição, Bernardo Carvalho escreve o conto “Um homem de letras”, sobre foto de Carlos Moskovics. “Valise” é uma seção dedicada aos relatos de viagem de grandes escritores. A seção é inaugurada com o texto “Já estivemos em Lisboa, sem jamais ter estado”, do catalão Enrique Vila-Matas.A ciência também passa a ser tema da quadrimestral. A neurologista e escritora americana Alice W. Flaherty, ela mesma uma bipolar, é autora do texto “O incurável mal da escrita”, sobre a compulsão para escrever que aproxima escritores como Dostoiévski e Flaubert daqueles que sofrem epilepsia do lobo temporal.No ensaio de maior fôlego, o escritor argentino Ricardo Piglia expõe a sua “Teoria do complô”, uma original reflexão sobre arte e política. serrote # 2 publica ainda um texto de John Updike sobre uma de suas grandes paixões, os quadrinhos, e traz desenhos que o escritor americano que faleceu este ano fez para a revista Harvard Lampoon. Gore Vidal escreve sobre um de seus heróis, Tarzan, de Edgar Rice Borroughs. Aproveitando que Gisele Bündchen foi escolhida como a modelo mais importante da história da moda, a revista republica um ensaio de Rodrigues Naves (“A moça mais bonita da terra”).Compõem o “Alfabeto serrote” desta edição os verbetes arroba e nota, escritos por Daniel Soar e José Miguel Wisnik. A “Carta aberta” foi enviada por Groucho Marx aos irmãos Warner, a respeito da utilização do nome Casablanca no filme “Uma noite em Casablanca”.
Título: Revista Serrote #02
ISBN: 977198452700500002
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 18 x 24
Páginas: 222
Ano copyright: 2009
Coleção:
Ano de edição: 2009
Edição: 1ª
Região:
Idioma:
Legenda:
País de produção:
Formato de tela:
Áudio Original:
Tempo de Duração:
Quantidade de discos:
Selo:
Código:
Organizador: Instituto Moreira Salles