O que esse menino tem?: sobre alunos que nao aprendem e a intervençao da psicanalise na escola

Autor: Ana Lydia Santiago | Raquel Martins de Assis
Editora: Relicário

PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 17 dias úteis.
Não consta quantidade deste produto em nossos estoques.
Para obtê-lo, este terá que ser adquirido junto a nossos fornecedores mediante checagem prévia de disponibilidade.

R$ 59,90

em até 3x sem juros

Adicionar
à sacola


Entrega

Entrega = postagem + transporte, pesquise para seu CEP:

Sinopse

Este livro surgiu do desejo de divulgar possíveis ações do psicanalista no campo da Educação, mediante intervenções, propostas pela professora Ana Lydia Santiago, que se baseiam na teoria da inibição intelectual e na Clínica Pragmática, prática de aplicação da psicanálise. Tais ações visam, essencialmente, a destrinchar o sintoma do fracasso escolar ou, mais precisamente, incidir sobre formas sintomáticas que se manifestam em crianças e jovens durante a trajetória escolar e resistem a quaisquer intervenções pedagógicas implementadas, a ponto de inviabilizar, muitas vezes, a própria escolaridade. É preciso considerar, neste trabalho, os psicanalistas ‘como um objeto nômade e a psicanálise como uma instalação portátil, suscetível de se deslocar para novos contextos e, em particular, para as instituições’. Os casos discutidos na presente obra demonstram a possibilidade de haver um lugar analítico nas instituições escolares, a que, quando ocorre, se designa, de acordo com proposta de Jacques-Alain Miller, Lugar Alfa.

Dados

Título: O Que Esse Menino Tem?: Sobre Alunos Que Nao Aprendem E A Intervençao Da Psicanalise Na Escola

ISBN: 9788566786828

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 14,5 x 21 x 0,6

Páginas: 100

Coleção: Bip - Biblioteca Do Instituto De Psicanalise

Ano de edição: 2018

Edição:

Autor

ANA LYDIA SANTIAGO

ANA LYDIA SANTIAGO, doutora em psicologia clínica pela USP e professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG, desenvolve pesquisas em psicanálise e clínica dos problemas de aprendizagem concernentes às neuroses e às psicoses na infância. Psicanalista e membro da Escola Brasileira de Psicanálise, que é filiada à AMP, teve ocasião de implantar e coordenar, no âmbito do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, o Núcleo de Pesquisa em Psicanálise com Crianças, integrado à Nova Rede Cereda (Centre de Recherche sur l’Enfant dans le Discours Analytique).