Home › Livros › Humanidades › Educação
Autor: Maria da Graça Krieger
Editora: Lexikon
PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 22 dias úteis.
Não consta quantidade deste produto em nossos estoques.
Para obtê-lo, este terá que ser adquirido junto a nossos fornecedores mediante checagem prévia de disponibilidade.
R$ 55,90
em até 3x sem juros
É incontestável que o dicionário traz inúmeras informações sobre as palavras; entretanto, seu aproveitamento na escola não é tão evidente. Muitas vezes, os dicionários ficam “quietos”, esquecidos nas prateleiras. Ou então, quando usados, a consulta é breve, geralmente, restrita à grafia, à classe gramatical e ao primeiro sentido registrado. Isso costuma ocorrer mesmo que o dicionário destinado à escola, seguindo os moldes de um dicionário-padrão, ofereça um universo de informações detalhadas sobre o léxico de um idioma.Ajudar a tirar o dicionário da prateleira e, sobretudo, a usá-lo de forma mais produtiva nos projetos de ensino/aprendizagem de língua materna é a motivação maior deste pequeno livro. Ele foi pensado para auxiliar o professor das séries finais do Ensino Fundamental em sua missão de ampliar a competência comunicacional de seus alunos, especialmente quando propõe atividades de leitura, análise crítica e produção textual.Este pequeno livro, como um guia, quer ajudar o professor a explorar, com seus alunos, o potencial informativo dessa ferramenta pedagógica. Por isso, são identificados os elementos estruturantes de um dicionário, mostrando que há “chaves de acesso” aos principais dados registrados. O reconhecimento dessas chaves de acesso facilita o manejo do dicionário, abre caminhos para um uso mais produtivo. É nessa direção, por exemplo, que é mostrado o universo semântico que um verbete descreve, tratando do potencial significativo das palavras e de seus planos de significação, entre tantos outros elementos da linguagem em uso que registram os dicionários mais cuidadosamente estruturados. Há sempre exemplos que mostram fenômenos semânticos criativos, como a metáfora e a metonímia, cuja compreensão é essencial para a leitura e produção de textos.
Título: Dicionario Em Sala De Aula: Guia De Estudos E Exercicios
ISBN: 9788586368790
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 17 x 24
Páginas: 96
Ano copyright:
Coleção:
Ano de edição: 2012
Edição: 1ª
Região:
Idioma:
Legenda:
País de produção:
Formato de tela:
Áudio Original:
Tempo de Duração:
Quantidade de discos:
Selo:
Código:
Autor: Maria da Graça Krieger
Maria da Graça Krieger é licenciada em Língua e Literatura Portuguesas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mesma faculdade onde cursou a graduação em Língua e Literatura Latinas e o mestrado em Língua Portuguesa. Doutora em Linguística e Semiótica Geral pela USP e Pós-Doutora em Terminologia pela Universidad Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha), foi professora titular de Língua Portuguesa da UFRGS, onde ainda atua como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras. Atualmente, é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Foi fundadora e coordenadora do Projeto TERMISUL (UFRGS), atuou como presidente da Rede Iberoamericana de Terminologia (RITerm), foi a responsável pela área de dicionários da Comissão Técnica do Programa Nacional do Livro Didático (Ministério da Educação). Trabalha até hoje no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (UNISINOS), no Grupo de Pesquisas TermiLex, além de exercer várias outras funções como membro de Comissões Científicas e de Conselhos Editoriais.