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Autor: Giordano Bruno
Editora: Perspectiva
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Giordano Bruno faz parte do rol de pensadores que se destacaram como representantes das novas correntes do Renascimento, que instauraram uma concepção moderna do mundo, racional e antidogmática. Filósofo de intuições geniais e talentoso escritor de humor afiado, Bruno foi contestado e aclamado na mesma medida por séculos. A edição das Obras Italianas, traz ao público brasileiro o tempo, a obra e a personalidade de um nome inescapável da cultura ocidental. QUARTA-CAPAObras Italianas reúne, pela primeira vez no Brasil, os textos remanescentes de Giordano Bruno escritos em seu idioma materno. Vivendo em uma época em que protestantes e católicos disputavam, a custo de muito sangue, cada palmo e cada alma da Europa, Bruno representou uma outra corrente: a de Nicolau Copérnico e da Revolução Científica do século XVI, antecipando Descartes, Spinoza, Leibniz e Galileu. Foi na Inglaterra, após uma contenda com estudiosos da Universidade de Oxford que ele escreveu os diálogos que compõem esta coletânea. Bruno foi além de Copérnico: não só defendeu a teoria heliocêntrica, mas que o universo é infinito, e que a Bíblia ensina moral, não cosmologia. Ele atacou o pedantismo de Oxford, o salvacionismo protestante, as superstições e visões de mundo de sua época. O humor sarcástico – que o leitor poderá saborear ao longo destas páginas, principalmente Castiçal –, a atitude arrogante e desafiadora, o transformaram num apóstata e num mártir. Seu brilho, contudo, não vem da fogueira a que foi condenado, mas de suas ideias que ainda hoje dão frutos. AS OBRAS ITALIANASCastiçal (Candelaio, 1582) comédia em que Bruno traz uma representação vívida da sociedade napolitana de seu tempo, protestando contra a corrupção moral e social da época.A Ceia das Cinzas (Cena de le Ceneri, 1584): diálogo cosmológico em que Bruno reafirma a validade da teoria heliocêntrica, e diz que o universo é infinito, constituído de inúmeros mundos substancialmente semelhantes aos do sistema solar. Ele ainda antecipa Galileu Galilei, sustentando que a Bíblia deveria ser seguida por seus ensinamentos morais, não por suas implicações astronômicas e critica fortemente os costumes da sociedade inglesa. Da Causa, Princípio e Uno (De la causa, principio e uno, 1584), um diálogo cosmológico que apresenta sua concepção do universo, sendo que “forma” e “matéria”, intimamente unidas, constituem o Um, rompendo o dualismo tradicional da física aristotélica por meio de uma concepção monista do mundo, que implica a unidade básica de todas as substâncias e a coincidência dos opostos na unidade infinita do Ser. Sobre o Infinito, o Universo e os Mundos (De l’infinito universo e mondi, 1584), diálogo em que Bruno critica sistematicamente a física aristotélica; ele também formula sua visão averroísta da relação entre filosofia e religião, pela qual a religião é considerada um meio para instruir e governar pessoas ignorantes e a filosofia é a disciplina dos eleitos, aqueles capazes de governar a sociedade.Despacho da Besta Triunfante (Spaccio de la bestia trionfante, 1584), o primeiro diálogo da trilogia moral de Bruno, é uma sátira às superstições e vícios de seus contemporâneos, com forte crítica da ética cristã – particularmente o princípio calvinista da salvação pela fé ao qual Bruno opõe uma visão exaltada da dignidade de todas as atividades humanas. Cabala do Cavalo Pégaso (1585, Cabala del cavallo Pegaseo), mais pessimista que Despacho, discute a relação entre a alma humana e a universal, concluindo com a negação da individualidade absoluta da primeira. Heroicos Furores (De gli eroici furori, 1585), Bruno, vale-se do imaginário neoplatônico, para falar da união da alma humana com o Uno infinito e exorta à conquista da virtude e da verdade.
Título: Giordano Bruno: Obras Italianas
ISBN: 9786555051216
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 12,5 x 21
Páginas: 848
Ano copyright: 2022
Coleção: Textos
Ano de edição: 2022
Edição: 1ª
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Autor: Giordano Bruno
Organizador: J. Guinsburg | Newton Cunha
Tradutor: Alessandra Vannucci | Newton Cunha
J. Guinsburg, ou Jacob Guinsburg, ou ainda Jaco Guinsburg, (Rîscani, 1921) nasceu na Bessarábia, hoje território da Moldávia. Emigrou para o Brasil com seus pais em 1924, com três anos de idade. Professor de Estética Teatral e Teoria do Teatro da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Guinsburg é considerado um dos grandes teóricos do teatro brasileiro, sendo também tradutor e editor de mais de uma centena de importantes obras de estética, teoria e história das artes e do teatro. É o mais importante especialista em teatro russo e em língua iídiche no Brasil. É autor de Stanislávski e o Teatro de Arte de Moscou, Dicionário do Teatro Brasileiro, Aventuras de uma Língua Errante: Ensaios de Literatura e Teatro Ídiche, Stanislávski, Meierhold e Cia., Da Cena em Cena, além de tradutor de obras de Diderot, Lessing, Nietzsche, entre outras. Guinsburg faleceu em 21 de outubro de 2018, aos 97 anos.