Na cinelandia paulistana

Autor: Anatol Rosenfeld
Editora: Perspectiva

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Sinopse

Anatol Rosenfeld imprimiu marca indelével na vida intelectual paulistana e no debate de idéias no Brasil. Incorporando as mais significativas tendências do pensamento e da crítica literária e artística da Alemanha pré-nazista, deixou um largo acervo de contribuições no campo da filosofia, da estética, das ciências humanas, da literatura e do teatro, marcadas por agudo senso crítico. Nesse contexto também se inserem os seus escritos sobre cinema como comprova o novo volume que vem a ser lançado na coleção Debates da Editora Perspectiva. Fruto de cuidadoso trabalho de levantamento realizado por Nancy Fernandes, Na Cinelândia Paulistana descortina uma continuada apreciação e uma penetrante visão crítico-estética, amparada inclusive em conhecimentos técnicos especializados, de uma das paixões desse intelectual berlinense e, no entanto, tão brasileiro – a sétima arte. Seus ensaios e comentários abordam não só a fase florescente da Vera Cruz, como um dos momentos mais fecundos da criação cinematográfica americana, francesa, italiana e japonesa do pós-guerra.

Dados

Título: Na Cinelandia Paulistana

ISBN: 9788527302807

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 11,5 x 20,5

Páginas: 380

Ano copyright: 2002

Coleção: Debates - Vol. 282

Ano de edição: 2002

Edição:

Participantes

Autor: Anatol Rosenfeld

Autor

ANATOL ROSENFELD

Anatol Rosenfeld (1912-1973) nasceu na Alemanha. Estudou na Universidade de Berlim. Interrompeu o doutorado, forçado pela situação política e pelas Leis Discriminatórias de Nürenberg (1935). Chegou ao Brasil em 1937. Trabalhou como colono de fazenda e como caixeiro viajante. Retornou à atividade jornalística e literária pouco tempo depois, tendo colaborado em periódicos de língua alemã e, quase ao mesmo tempo, começou a escrever para a imprensa brasileira (Estado de S. Paulo entre outros, Revista Brasileira de Filosofia, Staden-Jahrbuch entre outras). No “Suplemento Literário” de O Estado de S. Paulo teve a seu cargo a Secção de Letras Germânicas, tendo escrito nestas páginas numerosos ensaios sobre literatura, filosofia, cinema e teatro (de particular importância são os seus estudos sobre Brecht). Publicou ensaios sobre Schopenhauer, Goethe, Schiller e outros filósofos alemães, prefaciou obras de literatura e arte e dirigiu a coleção de Estética, editada pela Herder, em São Paulo. Convidado por Alfredo Mesquita, lecionou Estética Teatral na Escola de Arte Dramática de São Paulo e ministrou cursos na mesma área no departamento de Arte Cênicas da ECA-USP. Também deu aulas de Estética Geral na Escola Superior de Cinema São Luiz, São Paulo. De particular relevo no seu trabalho são as palestras e conferências que proferiu em organizações culturais e instituições acadêmicas na cidade de São Paulo, no interior e em vários estados brasileiros, sobre o largo repertório de temas em que sempre primou. Publicou, entre outros, Doze Estudos; O Teatro Épico; História da Literatura e do Teatro Alemães.