Fantasticas vol.1: antologia

Autor: Vários (ver informações no detalhe)
Editora: ERCOLANO

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Sinopse

O primeiro volume abre com um prefácio de Luciana Saddi, em que se discutem os desdobramentos psicanalíticos e a importância das narrativas selecionadas para a psicanálise: “Arria Marcella” (1852), de Théophile Gautier; “Os mortos são insaciáveis” (1875), de Leopold von Sacher-Masoch e “Estátua de neve”, de Maria Bormann (1890).Em “Arria Marcella”, a intriga se passa durante o frisson sobre os escavamentos na região de Pompéia. O protagonista Octavien, romântico e sonhador por natureza, se desvia de seus colegas e, numa espécie de delírio, a paisagem começa a mudar e ele se encontra na Pompéia às vésperas da erupção do Vesúvio. No conto seguinte, “Os mortos são insaciáveis” (1875), de Leopold von Sacher-Masoch, o corpo de pedra de uma mulher leva um simpático rapaz à perdição. Em uma reunião familiar, ele fica intrigado com a história de certa estátua que costuma ganhar vida em um castelo da região, e decide procurá-la. Já o conto “Estátua de Neve” de Maria Bormann (Délia), que foi precursora da literatura feminina brasileira, encerra o volume: trata-se da história de Carmem, mulher que, como a personagem que dá nome à novela de Prosper Mérimée, goza de relativa autonomia sobre o amor no Brasil do fim do século XIX.Fantásticas conta com traduções inéditas, todas diretamente dos idiomas originais (francês e alemão).

Dados

Título: Fantasticas Vol.1: Antologia

ISBN: 9786599972584

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 13 x 19 x 2

Páginas: 124

Ano de edição: 2024

Edição:

Autor

THEOPHILE GAUTIER

Théophile Gautier (1811-1872) deixou uma vasta produção jornalística e literária em prosa e em verso. Iniciou-se na literatura pelo romantismo, mas ficou consagrado como poeta parnasiano. Na prosa, seu trabalho mais conhecido é Le Capitaine Fracasse (1863), uma trama cheia de aventuras que ganhou diversas versões cinematográficas. Ainda na prosa, publicou os livros Mademoiselle de Maupin (1835) e La Morte amoureuse (1836). Como poeta, sua produção mais importante foi Émaux et camées (1852), e como crítico publicou, entre outros, Histoire de l’art dramatique depuis vingt-cinq ans (1858-59).