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Autor: Mario de Andrade
Editora: Acorde
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''A estranha força da canção'' reúne dez textos de Mário de Andrade, escritos entre 1930 e 1942, sobre a canção popular brasileira. Assim, apresenta as variações de seu pensamento sobre a música no decorrer do tempo. O estudo da identidade nacional a partir da canção é feito de diferentes perspectivas: ''Ensaio sobre a música popular brasileira'' e ''Gravação nacional'' oferecem, respectivamente, um panorama geral do assunto, e uma observação da indústria fonográfica e os ritmos e autores que privilegiam. Já ''A pronúncia cantada...'' pensa o problema a partir de uma análise linguística do cantar brasileiro. Por fim, em ''Dicionário musical brasileiro'' encontram-se alguns dos principais termos da música brasileira, com todos os vocábulos próprios e características históricas curiosas.
Título: A Estranha Força Da Cançao
ISBN: 9786599441288
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 13,3 x 21
Páginas: 198
Ano copyright: 2022
Coleção: Certas Cançoes
Ano de edição: 2022
Edição: 1ª
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Mário de Andrade nasceu em São Paulo no ano de 1893. Intelectual de uma riqueza impressionante, foi poeta, contista, romancista, musicólogo, cronista, esteta, epistológrafo, crítico de artes, de literatura, além de folclorista; tendo exercido enorme influência nas gerações que lhe sucederam. Em 1917, publicou seu primeiro livro, sob o pseudônimo de Mário Sobral, intitulado Há uma gota de sangue em cada poema, uma espécie de ensaio para 1922, quando participaria da Semana de Arte Moderna de São Paulo, movimento que mexeria com as bases da arte brasileira. No entanto, foram as inovações formais de outra obra poética sua, Pauliceia desvairada, publicada justamente em 1922, que o consolidaram como um dos maiores poetas da literatura brasileira. O célebre “Prefácio interessantíssimo”, texto de abertura da obra, tornou-se emblemático do movimento modernista no Brasil, podendo ser lido também como uma espécie de manifesto da poesia andradiana. A estreia de Mário como romancista se dá com Amar, verbo intransitivo (1927), livro bem-recebido pelos escritores modernistas, mas criticado pela intelectualidade tradicional, que estranha a temática ousada e censura certo desrespeito às regras gramaticais. Nesse texto, já se antecipa o experimentalismo de linguagem radicalizado em Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de 1928, verdadeiro marco do modernismo brasileiro e uma das narrativas mais singulares de nossa literatura. Nesta obra, Mário de Andrade potencializa o uso literário da linguagem oral e popular e mistura folclore, lendas, mitos e manifestações religiosas de vários recantos do Brasil, como se fizessem parte de uma unidade nacional. Morreu em 1945, aos 52 anos, deixando um vazio nas Letras e mais de vinte livros publicados.