Sambas, batuques, vozerias e farsas publicas: o controle social sobre os escravos em pernambuco no seculo xix (1850-1888)

Autor: Clarissa Nunes Maia
Editora: ANNABLUME

PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 9 dias úteis.

R$ 43,00

em até 3x sem juros

Adicionar
à sacola


Entrega

Entrega = postagem + transporte, pesquise para seu CEP:

Sinopse

Utilizando as posturas municipais, documentação policial e jornais de época, Clarissa Maia mostra como as autoridades do Recife – políticos, policiais e religiosos – tentaram ordenar a cidade e controlar a vida dos segmentos sociais tidos como os mais perigosos: os escravos e os livres pobres. Ao longo do trabalho, entretanto, a autora evidencia como esta ordem foi apenas idealizada. Escravos, libertos e livres pobres conseguiam encontrar brechas para a construção de solidariedades e identidades nas suas festas, autos do boi, casas de batuque, bandas de música e tavernas. Apesar das inúmeras proibições, a população negra e pobre renovava antigas tradições culturais, e as transformava nas novas identidades da própria cidade, como o frevo e o maracatu.

Dados

Título: Sambas, Batuques, Vozerias E Farsas Publicas: O Controle Social Sobre Os Escravos Em Pernambuco No Seculo Xix (1850-1888)

ISBN: 9788574198385

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 14 x 21

Páginas: 142

Ano copyright: 2008

Ano de edição: 2008

Edição:

Participantes

Autor: Clarissa Nunes Maia