Testemunhas do futuro: filosofia e messianismo

Autor: Pierre Bouretz
Editora: Perspectiva

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Sinopse

Fim de 1927. Benjamin acrescentou, a uma carta de Scholem, um fragmento que ele intitula “Ideia de um Mistério”: “Trata-se de representar a história como um processo no qual o homem, fazendo ao mesmo tempo a função de gestor da natureza muda, apresenta queixa a propósito da Criação e da não vinda do Messias prometido. Entretanto, a corte decide ouvir as testemunhas do futuro; comparecem então o poeta que o sente, o escultor que o vê, o músico que o ouve e o filósofo que o conhece. Todavia, os seus testemunhos não concordam um com o outro, embora todos testemunhem [como certa] a futura vinda do Messias. O tribunal não ousa confessar sua indecisão. É porque novas queixas chegam incessantemente, assim como novos testemunhos. Há a tortura e o martírio. Os bancos dos jurados estão ocupados pelos vivos, que ouvem com a mesma desconfiança o querelante e as testemunhas. Os jurados transmitem seus lugares, por sucessão, a seus filhos. Finalmente, desperta neles o medo de serem escorraçados de seus bancos. Ao fim, todos os jurados se põem em fuga, só permanecem no lugar o querelante e as testemunhas”.Se aqueles que estão reunidos em Testemunhas do Futuro: Filosofia e Messianismo foram ao mesmo tempo pensadores dos “tempos sombrios” e “testemunhas do futuro”, isto se deve a uma incisão mais ou menos profunda da ideia do messianismo em suas obras. A escolha de um ou outro vértice do triângulo das categorias do monoteísmo autêntico – Criação, Revelação e Redenção –, redesenhado na Estrela de Rosenzweig, configurou vertentes sistemáticas para a especulação filosófica do judaísmo moderno. Cada um de seus representantes, sobretudo neste grupo que reúne Cohen, Rosenzweig, Benjamin, Scholem, Buber, Bloch, Strauss, Jonas e Lévinas, enveredou em sua busca do mundo de amanhã para o homem de hoje, por um desses ângulos de uma salvação possível à luz dos ensinamentos bíbli cos, talmúdicos, rabínicos, cabalísticos, em versão teológica ou filosófica. Mas todos eles radicados ou vinculados à tradição judaica. Esta lhes deu o fulcro de sua linguagem, cujo léxico se define pelas noções de liberdade, paz e perfeição, conjugadas pelo saber, com o verbo ser de seu vir a ser no futuro.

Dados

Título: Testemunhas Do Futuro: Filosofia E Messianismo

ISBN: 9788527308854

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 16 x 23

Páginas: 1192

Ano copyright: 2011

Coleção: Perspectivas

Ano de edição: 2011

Edição:

Autor

J. GUINSBURG

J. Guinsburg, ou Jacob Guinsburg, ou ainda Jaco Guinsburg, (Rîscani, 1921) nasceu na Bessarábia, hoje território da Moldávia. Emigrou para o Brasil com seus pais em 1924, com três anos de idade. Professor de Estética Teatral e Teoria do Teatro da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Guinsburg é considerado um dos grandes teóricos do teatro brasileiro, sendo também tradutor e editor de mais de uma centena de importantes obras de estética, teoria e história das artes e do teatro. É o mais importante especialista em teatro russo e em língua iídiche no Brasil. É autor de Stanislávski e o Teatro de Arte de Moscou, Dicionário do Teatro Brasileiro, Aventuras de uma Língua Errante: Ensaios de Literatura e Teatro Ídiche, Stanislávski, Meierhold e Cia., Da Cena em Cena, além de tradutor de obras de Diderot, Lessing, Nietzsche, entre outras. Guinsburg faleceu em 21 de outubro de 2018, aos 97 anos.