Introduçao a semanalise

Autor: Julia Kristeva
Editora: Perspectiva

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Sinopse

Julia Kristeva pertence ao grupo mais atuante da crítica cultural francesa. Com este já clássico Introdução à Semanálise, que ora publicamos em sua edição integral, a autora reavaliou os estudos enfeixados sobre o rótulo de "semiótica", imprimindo-lhes nova direção. Seu pensamento traz a marca da obra de Louis Althusser, assim como indica a leitura de Greimas, Lacan e Lévi-Strauss, entre outros. A autora colheu na semiótica as perguntas fundamentais ligadas ao texto, isto é, uma possível textologia: quais são as leis de seu funcionamento? Qual é o lugar desse objeto específico dentre a multiplicidade das práticas significantes? Título de extrema importância não só porque resumiu, à época, as últimas conquistas na análise da significação, como porque se constituiu em uma bem-sucedida tentativa teórica de ultrapassar o não historicismo da pesquisa estrutural.

Dados

Título: Introduçao a semanalise

ISBN: 9788527308809

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 12,5 x 22,5

Páginas: 400

Ano copyright: 1969

Coleção: Estudos - Vol. 272

Ano de edição: 2012

Edição:

Participantes

Autor: Julia Kristeva

Tradutor: Lucia Helena França Ferraz

Autor

JULIA KRISTEVA

Julia Kristeva nasceu em Sliven, na Bulgária, em 1941. É semioticista, crítica literária e romancista. Mudou-se para Paris em 1965 para estudar na École Pratique des Hautes Études e, atualmente, é diretora do Departamento de Ciência dos Textos e Documentos na Universidade de Paris 7 (Jussieu), além de psicanalista atuante. Como linguista, é autora de textos fundamentais no campo da chamada “teoria do texto” que influenciaram as humanidades em todo o mundo e também tiveram um impacto significativo no moderno debate feminista, não obstante suas discordâncias com as ativistas, cujo primeiro desdobramento, em 1969, foi justamente Séméiôtiké: Recherches pour une sémanalyse, publicado no Brasil com o título Introdução à semanálise. No mesmo ano publicou Le Langage, cet inconnu, e em seguida sua tese Le Texte du roman. Por sua vasta obra, inovadora e eclética, mereceu o reconhecimento internacional, expresso, entre outros, pelo prêmio Holberg (2004) por “seus trabalhos inovadores consagrados às problemáticas que estão no cruzamento entre linguagem, cultura e literatura”.