Descolonizando a academia: cruzando os rios da interculturalidade, percorrendo as trilhas do saber para autonomia

Autor: Vários (ver informações no detalhe)
Editora: CRV

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Sinopse

Trabalhar com povos indígenas nos impõe outra forma de pensar e ver o mundo desconstruindo a visão hegemônica de ciência, de educação e de vida da modernidade ocidental. Cada povo tem sua cultura e formas próprias de organizar o pensamento, os saberes, sua sociedade. Possuem conhecimentos, ciências que são subalternizados por serem culturas diferentes. Não se trata de elaborar e desenvolver projetos PARA ELES, mas COM ELES, que possam promover a autonomia, a emergência de epistemologias próprias e uma formação crítica. Uma concepção intercultural, contra hegemônica na construção dos saberes e registro de epistemologias próprias, de suas ciências, valorização da cultura, na prática, aprender fazendo e aprender a aprender a partir da metodologia da aprendizagem pela pesquisa, aprendizagem com pesquisa e gestão do conhecimento realizada pelos povos indígenas do Amazonas.

Dados

Título: Descolonizando A Academia: Cruzando Os Rios Da Interculturalidade, Percorrendo As Trilhas Do Saber Para Autonomia

ISBN: 9786555783902

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 16 x 23 x 3,37

Páginas: 414

Ano de edição: 2020

Edição:

Autor

PEDRO DEMO

Pedro Demo, catarinense, filho de pais agricultores, estudou no Seminário dos Franciscanos, fez depois filosofia e parte da teologia. Na Alemanha fez doutorado em sociologia (1971), cuja tese recebeu nota máxima e foi publicada em 1973 (Anton Hains Verlag, Meisenheim). Voltando ao Brasil, foi assessor dos bispos até 1975, quando ingressou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), onde permaneceu até 1994 e se aposentou. Assumiu, então, tempo integral na Universidade de Brasília (UnB), onde é hoje professor titular do Departamento de Sociologia. Fez pós-doutorado na University of California at Los Angeles (UCLA) (1999-2000). Publicou até o momento mais de 60 livros, nas áreas de política social (educação) e metodologia científica. Desde fins de 1980 dedica-se ao desafio de formação permanente de professores.