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Autor: Augusto de Campos
Editora: Companhia das Letras
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Uma viagem interliterária do autor de O anticrítico e Poesia Antipoesia Antropofagia & Cia, em nova edição revista pelo autor.Publicado pela primeira vez em 1989, À margem da margem é um mosaico de ensaios em torno de pontos limítrofes do cânone literário mundial: uma visita aos textos marginais de autores marginais, ou obras marginais de autores consagrados. Escritos em momentos distintos e reunidos pelo próprio autor, os textos que compõem este volume têm em comum o interesse pelos que “buscaram caminhos não balizados, abriram sendas novas, estranhas ao território habitual da poesia ou da literatura”.Um dos fundadores da poesia concreta no Brasil, Augusto de Campos percorre desde nomes pouco conhecidos a ícones como Gustave Flaubert e Ezra Pound, passando também por brasileiros como Oswald de Andrade e Pagu, e o faz tanto no conteúdo quanto na forma, incluindo poemas e intraduções — traduções-arte que integram a concepção gráfica do livro às reflexões que este provoca.Como afirma o poeta: “de algumas vozes dissonantes, minoritárias, pode provir, subitamente, uma luminosidade inadvertida que desbanalize o som, vare o marasmo e sacuda o tediário cotidiano”.
Título: A Margem Da Margem (Nova Ediçao)
ISBN: 9786559215379
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 15,7 x 23 x 1,1
Páginas: 192
Ano copyright: 2023
Coleção:
Ano de edição: 2023
Edição: 2ª
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Autor: Augusto de Campos
Augusto de Campos nasceu em 1931 em São Paulo. Poeta, ensaísta e tradutor, foi um dos criadores da poesia concreta. Sua obra poética, iniciada com O Rei Menos o Reino (1951), está parcialmente coligida nos livros Viva Vaia (1979) e Despoesia (1994). Traduziu poetas modernos, como Mallarmé, Pound, Joyce, Cummings, Maiakóvski, e antigos, dos trovadores provençais aos simbolistas franceses. Crítico de poesia (Re-Visão de Sousândrade, com Haroldo de Campos, e Kilkerry, Pagu: Vida-Obra, entre outros) e de música (Balanço da Bossa, Música de Invenção). Tem tido acentuada participação em atividades relacionadas com as novas “mídias”, apresentando seus poemas em painéis eletrônicos, holografias, projeções em laser, animações computadorizadas e eventos multidisciplinares. Da parceria com o músico Cid Campos, surgiu o CD e o espetáculo Poesia é Risco (1995), performance “verbovocovisual” de poesia/música/imagem. As animações poéticas digitais – os Clip-Poemas – fizeram parte da exposição Arte/Suporte/Computador, na Casa das Rosas, em São Paulo.