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Autor: Luiz Fabio Antonucci Filho
Editora: Appris
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O presente livro buscou investigar a implantação do processo de mudança curricular numa instituição de ensino superior, a qual se denominou currículo modular. Tal mudança teve como causa principal a construção de uma estratégia de redução de custos, capaz de viabilizar a sustentabilidade financeira da instituição em tempos de crise no ensino presencial privado. Por sua vez, a referida crise foi provocada pela expansão do ensino a distância e pela necessidade de adequação do papel do ensino superior a um tempo ágil e dinâmico, com forte tendência ao ensino na modalidade a distância. Tendo a hermenêutica como método de investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores da referida instituição. Os resultados mostraram que, na compreensão dos docentes entrevistados, a efetivação do currículo modular na IES faz-se necessária pelos seguintes motivos: possibilita a permanência da instituição no mercado competitivo de ensino presencial; e reforça um currículo mais dinâmico, flexível e global, com a perspectiva da interdisciplinaridade e destaque para alguns elementos transversais. Contudo, a implantação desse processo de mudança curricular também trouxe interferência nas relações pedagógicas dos sujeitos envolvidos. Isso porque o currículo modular trouxe menos dias de aulas presenciais, maior carga horária de ensino pela modalidade virtual de aprendizagem, demissões de professores e funcionários, menor ênfase em competências e fundamentos teóricos, menor contato interpessoal entre os sujeitos envolvidos e um foco maior no ensino prático e profissional, voltado ao mercado de trabalho. Emergem do presente trabalho importantes proposições quanto ao ensino superior, tais como: a) a necessidade de elaboração compartilhada do currículo com maior participação dos envolvidos; b) uma maior capacitação docente para o enfrentamento das realidades do ensino na atualidade; e c) a consolidação da modalidade híbrida de ensino com utilização maior da modalidade a distância. Conclui-se que, de variados modos, as mudanças curriculares alteraram a vida institucional, assim como a vida pessoal e profissional dos sujeitos envolvidos no processo institucional.
Título: Mudanças No Currículo E No Ensino Superior
ISBN: 9786525044859
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 x 1
Páginas: 176
Ano copyright:
Coleção: Educacao, Tecnologias E Transdisciplinaridade
Ano de edição: 2023
Edição: 1ª
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Autor: Luiz Fabio Antonucci Filho