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Autor: Rodrigo Naves
Editora: Companhia das Letras
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Um dos mais renomados críticos de arte de nosso país, Rodrigo Naves apresenta aqui uma interpretação geral das artes visuais produzidas no Brasil desde o século XIX. Debret, Guignard, Volpi, Segall e Amilcar de Castro, entre outros artistas, são tratados nestes ensaios, que enfatizam a precariedade da forma de nossa produção artística, presente, segundo o autor, até mesmo nas melhores obras produzidas no Brasil. Parte de uma geração que ajudou a abrir espaço para a arte contemporânea no país, o autor, ao lado de Ronaldo Brito, Alberto Tassinari e tantos outros, encontrou em seu caminho um dilema que, de certo modo, aparece em muitos dos textos dessa coletânea: como discutir as artes plásticas num país sem muita tradição nessa área, sem instituições fortes, com pouco público, e com o entrave de um legado crítico que ainda tentava romper com as fronteiras do discurso nacionalista? Publicado originalmente em 1996, A forma difícil tornou-se um clássico da crítica de arte no Brasil. Esta nova edição, revista e ampliada pelo autor, traz novo projeto gráfico da artista Germana Monte-Mór. Rodrigo Naves nasceu em São Paulo, em 1955. É crítico de arte e professor. Publicou, entre outros, El Greco — O mundo turvo (Brasiliense, 1985), Amilcar de Castro (Tangente, 1991), elson Felix (Cosac Naify, 1998), Goeldi (Cosac Naify, 1999), O vento e o moinho (Companhia das Letras, 2007), além do volume de contos O filantropo (Companhia das Letras, 2001). Há mais de duas décadas ministra um curso livre de história da arte.
Título: A Forma Dificil: Ensaios Sobre Arte Brasileira
ISBN: 9788535919165
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 17 x 21
Páginas: 288
Ano copyright: 2011
Coleção:
Ano de edição: 2011
Edição: 1ª
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Autor: Rodrigo Naves
Rodrigo Naves (1955, São Paulo) é crítico de arte, professor e escritor. Um dos pioneiros no debate sobre artes plásticas no Brasil, firmou-se como uma das vozes mais consistentes da crítica cultural no país. Publicou diversas monografias sobre artistas plásticos, como Amílcar de Castro (1997), Nelson Félix (1998), Goeldi (1999) e Carlito Carvalhosa (2000), além de Forma difícil (1997), série de ensaios sobre arte brasileira que se tornou marco nos estudos do gênero. Em 1998, estreou na ficção com O filantropo, coleção de pequenos contos interligados, e desde então sua produção ficcional tem sido publicada em revistas como Ácaro e Piauí, entre outras. O vento e o moinho (2007) reúne ensaios seus sobre artes plásticas.