Home › Livros › Humanidades › Filosofia
Vários (ver informações no detalhe)
Editora: Mauad
PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 12 dias úteis.
Não consta quantidade deste produto em nossos estoques.
Para obtê-lo, este terá que ser adquirido junto a nossos fornecedores mediante checagem prévia de disponibilidade.
R$ 35,60
em até 3x sem juros
Walter Benjamim tem uma obra bastante vasta na qual aborda pontos os mais diversos, que vão desde a literatura até questões da filosofia. Em vários de seus textos, ele trata da imagem, ressaltando seus aspectos relevantes. Assim, pintura, arquitetura, escultura, fotografia e cinema são analisados em algumas de suas produções. No entanto, Benjamim não vai apenas lidar com a imagem. Em alguns de seus trabalhos, a imagem passa a ser elemento de destaque. Benjamim questiona a forma de apresentação do pensamento. Ele busca fugir ao modelo científico e à argumentação conceitual e sistemática que constituem a maneira de apresentação da filosofia tradicional. Para ele, este modelo teria predominância histórica, mas não seria o único e outras referências deveriam ser buscadas. Surge, então, a proposta de uma epistemologia não conceitual, uma nova forma de apresentação do pensamento. Um pensamento seria construído através de noções visualizadas, imagens seriam utilizadas na sua construção, ou seja, a construção de um novo paradigma estético, cuja tentativa é pensar através de imagens. Aqui fica clara a valorização da imagem na escrita de Benjamim, pois ela se torna fundamental no desenvolvimento de sua filosofia. Com esta aproximação entre pensamento e imagens, o autor também está aproximando a filosofia e a arte, e idéias e pensamentos vão ganhando movimento. “Já se disse que ‘o analfabeto do futuro não será quem não sabe escrever, e sim quem não sabe fotografar’. Mas um fotógrafo que não sabe ler suas próprias imagensnão é pior que um analfabeto?”Walter Benjamin destacou que logo nos primeiros anos da invenção do Daguerreótipo já se vislumbrava a possibilidade de utilizar a técnica fotográfica com fins lucrativos. Assim, há fenômenos que atualmente se impõem avassaladores e merecem análise que vá além daquela que estuda as técnicas empregadas pelos publicitários na vulgarização dos “daguerreótipos da contemporaneidade”: o “sistema digital” na manipulação de verossimilhança(s) pela indústria cultural e os desafios que daí se sucedem como a perda da memória, a (re)produtibilidade de acontecimentos como mero valor de troca (e não como valor de uso) e os infindáveis recursos digitais que afastam o produtor do objeto numa espécie de alienação por mecanismo de telerrealidade.O legado de Benjamin sugere ainda que devemos ir além do maniqueísmo que está a aprisionar o debate num inócuo binômio: “a arte como fotografia” ou “a fotografia como arte” que cisma em nortear os trabalhos acadêmicos.
Título: Walter Benjamin: Imagens
ISBN: 9788574782065
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 14 x 21
Páginas: 84
Ano copyright: 2008
Coleção:
Ano de edição: 2008
Edição: 1ª
Região:
Idioma:
Legenda:
País de produção:
Formato de tela:
Áudio Original:
Tempo de Duração:
Quantidade de discos:
Selo:
Código:
Organizador: Nilson Assunçao Alvarenga | Fernando Fabio Fiorese Furtado | Carlos Pernisa Junior