A pintura: o belo

Organizador: Jacqueline Lichtenstein
Editora: Editora 34

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Sinopse

Conceito central na teoria da arte desde os seus primórdios na medida em que foi sempre um dos principais motores da própria prática artística, ao longo dos séculos a ideia do BELO foi objeto de variadas definições.Se para os antigos a beleza era uma ideia perfeita concebida a partir da natureza, e se na Idade Média era necessariamente o reflexo da luz divina, já a partir da Renascença ela começa a ganhar vida própria para, com o século XVIII e o Romantismo, poder tornar-se expressão da subjetividade do artista.Os textos reunidos neste quarto volume da coleção A pintura - Cícero, Plotino, Castiglione, Félibien, Lessing, entre outros - oferecem uma visão panorâmica dessas diferentes concepções do belo, desde sua origem, com a filosofia platônica, até os precursores da Modernidade, como Baudelaire ou Huysmans. A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.

Dados

Título: A Pintura: O Belo

ISBN: 9788573263039

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 13 x 21

Páginas: 136

Coleção: A Pintura: Textos Essenciais - Vol. 4

Ano de edição: 2022

Edição:

Participantes

Organizador: Jacqueline Lichtenstein

Tradutor: Magnolia Costa

Autor

JACQUELINE LICHTENSTEIN

Jacqueline Lichtenstein é professora de Estética e Filosofia da Arte na Universidade de Paris IV - Sorbonne, tendo lecionado também na Universidade de Berkeley, Califórnia. Dirigiu entre 1992 e 1993 a revista Traverses, editada pelo Centre Georges Pompidou, de Paris. Seu campo de estudos encontra-se no cruzamento da Filosofia da História e da Teoria da Arte, produzindo uma reflexão aguda sobre a natureza e o funcionamento dos discursos sobre a arte. Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se La couleur eloquente (1989; edição brasileira: A cor eloquente, 1994, tradução de Maria Helena Rouanet e Maria Elizabeth Chaves de Mello) e La tâche aveugle: essai sur les relations de la peinture et de la sculpture à l'âge moderne (2003).