Home › Livros › Ciências › Ecologia e Meio Ambiente
Autor: Vários (ver informações no detalhe)
Editora: Instante
PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 3 dias úteis.
De: R$ 69,90
Por: R$ 62,21
em até 3x sem juros
Muitas áreas da cultura têm se proposto a falar do Antropoceno — o período vigente, em que o impacto de algumas ações humanas sobre o meio ambiente se mostrou ainda mais destrutivo, quiçá irreversível. A seu modo, cada campo do conhecimento destrincha nossos graves delitos como humanidade que se pensou superior às outras formas de vida, às outras espécies e a determinados grupos entre seus iguais. Mas é na literatura — sempre ela — que essas dores ganham corpo e contornos capazes de nos tirar da zona de conforto e nos fazer imaginar mundos possíveis, com relações e ações mais harmoniosas, horizontais e coletivas. Depois do fim reúne um time de grandes autores em ensaios literários que propõem reflexões sobre dilemas atuais — catástrofe climática, extinção de outras espécies, exclusão social impulsionada pelaexploração neoliberal, ameaça aos povos originários, entre outros temas —, convidando-nos a pensar sobre como tecer, em conjunto, um novo começo.SOBRE A ORGANIZADORAFabiane Secches é crítica literária, psicanalista, professora e pesquisadora de literatura. Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, é doutoranda nessa mesma instituição. É autora do livro Elena Ferrante, uma longa experiência de ausência (Claraboia, 2020).POR QUE LER ESTE LIVRO?• Para superar a terrível situação em que a humanidade e o ecossistema se encontram, cada vez mais é preciso buscar na arte e na cultura as respostas para esses dilemas; nos ensaios que compõem "Depois do fim" cada autor dialoga com outras obras literárias que representam essas tensões ou sugerem caminhos para superá-las.• O gênero ensaio permite aos autores articular suas impressões, dialogando com referências diversas: livros, filmes, séries, fenômenos da cultura em geral, o que torna os textos ricos e capazes de ampliar o olhar dos leitores sobre os temas.• Os autores reunidos estão em evidência na atualidade e compõem um panorama diverso de vivências, formações e estilos de escrita.• Constitui uma oportunidade de descobrir novos autores e obras, entre aqueles que são objeto de análise nos ensaios.
Título: Depois Do Fim: Conversas Sobre Literatura E Antropoceno
ISBN: 9786587342290
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 13,5 x 20,5 x 1,1
Páginas: 136
Ano copyright: 2023
Coleção:
Ano de edição: 2022
Edição: 1ª
Região:
Idioma:
Legenda:
País de produção:
Formato de tela:
Áudio Original:
Tempo de Duração:
Quantidade de discos:
Selo:
Código:
Autor: Ana Rusche | Aurora Fornoni Bernardini | Christian Dunker | Daniel Munduruku | Fabiane Secches | Giovana Madalosso | Itamar Vieira Junior | Maria Esther Maciel | Micheliny Verunschk | Natalia Timerman | Paula Carvalho | Paulo Scott | Tulio Custodio
Organizador: Fabiane Secches
Poeta, contista, romancista, o gaúcho Paulo Scott se destaca entre os mais talentosos da literatura brasileira contemporânea. Publicou os romances Voláteis e Habitante irreal, o livro de contos Ainda orangotangos, adaptado para o cinema, e os títulos de poesia A timidez do monstro, Senhor escuridão e Histórias curtas para domesticar as paixões dos anjos e atenuar os sofrimentos dos monstros. Formado em Direito, deixou uma carreira bem sucedida como advogado e professor da PUC, em Porto Alegre, para se radicar no Rio, onde vive como escritor profissional. Ao alternar a poética severa com uma narrativa anárquica, irônica, por vezes sarcástica, ele reescreve, desmonta os parágrafos, e nos surpreende com tramas pontuadas pela cultura pop, mas também imersa em melancolia. Os experimentos formais de Scott, a solidão de seus personagens, que vivem no limite e pouco se comunicam nas grandes cidades, não escondem doses certeiras de lirismo. Autor de roteiros e peças de teatro, Paulo Scott nasceu em dezembro de 1966 e vive no Rio de Janeiro desde julho de 2008. Em 2011, escreveu o livro O monstro e o minotauro, em co-autoria com o cartunista Laerte.