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Autor: Jose Carlos Libaneo
Editora: Cortez
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O objeto de estudo da didática é o processo de ensino no conjunto, isto é, a atividade do professor e dos alunos visando o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e operativas destes mediante a assimilação consciente e ativa de conhecimentos e habilidades. O trabalho docente ocupa-se de instrução, da educação e do ensino como elementos do processo pedagógico escolar, efetivando a mediação de objetivos, conteúdos em função da aprendizagem dos alunos. À medida que o processo de ensino é uma manifestação peculiar da prática educativa que se desenvolve sob condições materiais e sociais concretas de uma determinada sociedade, seus elementos constitutivos - conteúdos, professor e aluno - somente podem ser descritos e explicados em função de objetivos sócio-políticos e de condições concretas. A Didática, assim, não investiga apenas objetivos, conteúdos, métodos, conexões entre o ensino de aprendizagem e as condições e formas que vigoram no ensino, mas também os fatores materiais e sociais reais condicionantes das relações entre docência e aprendizagem.
Título: Didatica
ISBN: 9788524916038
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23 x 1,8
Páginas: 288
Ano copyright:
Coleção:
Ano de edição: 2010
Edição: 2ª
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Autor: Jose Carlos Libaneo
José Carlos Libâneo, nasceu em Angatuba, no interior do Estado de São Paulo, em 1945. Fez seus estudos iniciais no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP). Graduou-se em Filosofia na PUC de São Paulo (1966) onde também obteve o título de mestre em Educação Escolar Brasileira (1948) e doutor em Educação (1990). Iniciou suas atividades profissionais como diretor de uma das unidades de ensino do Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental (1967-1972). Foi professor de disciplinas da área educacional em instituições de ensino superior de São Paulo. Foi membro da diretoria da Associação Nacional de Educação (ANDE), no periodo de 1983-1986. Em Goiânia, desde 1973, foi diretor do Centro de Treinamento e Formação de Pessoal da Secretaria da Educação do Estado de Goiás onde coordena, atualmente, o Curso de Mestrado em Educação Brasileira. Leciona, pesquisa e escreve sobre assuntos de Teoria da Educação, DIdática, Política Educacional, Escola pública. Publica artigos em revistas especializadas e ministra cursos e conferências sobre os temas que estuda.