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Autor: Sergio Paulo Rouanet
Editora: Companhia das Letras
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Nas primeiras linhas de 'Memórias póstumas de Brás Cubas', de Machado de Assis, o narrador avisa que adotou uma forma semelhante à de Sterne e Xavier de Maistre e que escreveu seu livro com a pena da galhofa e a tinta da melancolia. Diz ainda que em vez de começar a história a partir do início, preferiu contar primeiro o fim. No prólogo da terceira edição da obra, Machado adiciona o nome de Almeida Garrett aos dos inspiradores daquela forma 'difusa e livre' - todos eles viajantes, observa. Para Rouanet, os elementos enumerados por Machado bastam para definir uma forma, que denominou 'forma shandiana' - termo derivado do 'Tristram Shandy', de Sterne -, e cujas características estruturais são; hipertrofia da subjetividade; digressividade e fragmentação; tratamento especial dado ao tempo e ao espaço; e interpenetração de riso e melancolia. Em 'Riso e melancolia', Rouanet estuda o funcionamento da forma shandiana em todos os autores que a cultivaram, abrindo o caminho para um melhor conhecimento tanto do nosso maior romancista como da linhagem intelectual a que ele se filiou. Com sua linguagem clara e atraente, seu humor e sua erudição, oferece novas percepções aos leitores e abre outras portas para a leitura dos herdeiros de Laurence Sterne.
Título: Riso E Melancolia: A Forma Shandiana Em Sterne, Diderot, Xavier De Maistre, Almeida Garret E Machado De Assis
ISBN: 9788535909937
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 14 x 21
Páginas: 254
Ano copyright: 2007
Coleção:
Ano de edição: 2007
Edição: 1ª
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Autor: Sergio Paulo Rouanet
Personalidade de destaque no meio cultural e político brasileiro, Sergio Paulo Rouanet (1934, Rio de Janeiro) é ensaísta, filósofo, antropólogo e tradutor. Foi responsável pela criação da lei de incentivo fiscal à cultura, a chamada Lei Rouanet, e é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1992. Destaca-se também como o tradutor brasileiro das obras do filósofo alemão Walter Benjamin, trabalho pelo qual lhe foi concedida a medalha Goethe. De suas obras, destacam-se Imaginário e dominação (1978), Teoria crítica e psicanálise (1983), Édipo e o anjo – Itinerários freudianos em Walter Benjamin (1983), Da cultura global à universal (2003) e Riso e melancolia (2007), sobre Machado de Assis.