A tela do cinema como protese da percepçao

Autor: Susan Buck-Morss
Editora: Cultura e Barbarie

PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 8 dias úteis.

R$ 42,00

em até 3x sem juros

Adicionar
à sacola


Entrega

Entrega = postagem + transporte, pesquise para seu CEP:

Sinopse

A coletividade do século XX, que constrói sua identidade na base da imagem ao invés da palavra, é, ao menos potencialmente, uma verdadeira comunidade internacional, como bem sabiam os produtores e distribuidores dos primeiros filmes mudos. Essa é a vantagem política do cinema como prótese de cognição. Mas se esta coletividade é de conformismo e não de consenso, se a uniformidade substitui a universalidade, abre-se a porta para a tirania. Se as “verdades” são universais porque são experimentadas em comum mais que percebidas em comum porque são universais, então a prótese cinemática se torna um órgão de poder, e a cognição se torna doutrinamento. Quando a audiência de massa tem uma sensação de identidade imediata com a tela do cinema, e a própria percepção se torna consenso, desaparece o espaço para o debate crítico, intersubjetivo, e a discussão.

Dados

Título: A Tela Do Cinema Como Protese Da Percepçao

ISBN: 9788563003003

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 14 x 21

Páginas: 36

Ano de edição: 2009

Edição:

Participantes

Autor: Susan Buck-Morss

Tradutor: Ana Luiza Andrade