Home › Livros › Artes › Teatro, Cinema e Televisão
Autor: Susan Buck-Morss
Editora: Cultura e Barbarie
PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 8 dias úteis.
R$ 42,00
em até 3x sem juros
A coletividade do século XX, que constrói sua identidade na base da imagem ao invés da palavra, é, ao menos potencialmente, uma verdadeira comunidade internacional, como bem sabiam os produtores e distribuidores dos primeiros filmes mudos. Essa é a vantagem política do cinema como prótese de cognição. Mas se esta coletividade é de conformismo e não de consenso, se a uniformidade substitui a universalidade, abre-se a porta para a tirania. Se as “verdades” são universais porque são experimentadas em comum mais que percebidas em comum porque são universais, então a prótese cinemática se torna um órgão de poder, e a cognição se torna doutrinamento. Quando a audiência de massa tem uma sensação de identidade imediata com a tela do cinema, e a própria percepção se torna consenso, desaparece o espaço para o debate crítico, intersubjetivo, e a discussão.
Título: A Tela Do Cinema Como Protese Da Percepçao
ISBN: 9788563003003
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 14 x 21
Páginas: 36
Ano copyright:
Coleção:
Ano de edição: 2009
Edição: 1ª
Região:
Idioma:
Legenda:
País de produção:
Formato de tela:
Áudio Original:
Tempo de Duração:
Quantidade de discos:
Selo:
Código: