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Autor: Vários (ver informações no detalhe)
Editora: Scipione
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O volume ''Histórias Caipiras reúne sete textos que retratam a cultura caipira, assinados por grandes escritores: Cornélio Pires, Afonso Arinos, Hugo de Carvalho Ramos, Valdomiro Silveira, Mário de Andrade, João Alphonsus e Bernardo Élis. Originárias de três estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais e Goiás – as histórias dão ao leitor uma amostra significativa de como a figura do caipira, tão estereotipada, mas de importância central na formação do povo brasileiro, apareceu nas páginas de nossa literatura.
Título: Historias Caipiras
ISBN: 9788526289321
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 17 x 24 x 0,7
Páginas: 108
Ano copyright: 2000
Coleção: O Prazer Da Prosa
Ano de edição: 2000
Edição: 1ª
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Autor: Afonso Arinos | Bernardo Elis | Cornelio Pires | Hugo de Carvalho Ramos | Joao Alphonsus | Mario de Andrade | Valdomiro Silveira
Mário de Andrade nasceu em São Paulo no ano de 1893. Intelectual de uma riqueza impressionante, foi poeta, contista, romancista, musicólogo, cronista, esteta, epistológrafo, crítico de artes, de literatura, além de folclorista; tendo exercido enorme influência nas gerações que lhe sucederam. Em 1917, publicou seu primeiro livro, sob o pseudônimo de Mário Sobral, intitulado Há uma gota de sangue em cada poema, uma espécie de ensaio para 1922, quando participaria da Semana de Arte Moderna de São Paulo, movimento que mexeria com as bases da arte brasileira. No entanto, foram as inovações formais de outra obra poética sua, Pauliceia desvairada, publicada justamente em 1922, que o consolidaram como um dos maiores poetas da literatura brasileira. O célebre “Prefácio interessantíssimo”, texto de abertura da obra, tornou-se emblemático do movimento modernista no Brasil, podendo ser lido também como uma espécie de manifesto da poesia andradiana. A estreia de Mário como romancista se dá com Amar, verbo intransitivo (1927), livro bem-recebido pelos escritores modernistas, mas criticado pela intelectualidade tradicional, que estranha a temática ousada e censura certo desrespeito às regras gramaticais. Nesse texto, já se antecipa o experimentalismo de linguagem radicalizado em Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de 1928, verdadeiro marco do modernismo brasileiro e uma das narrativas mais singulares de nossa literatura. Nesta obra, Mário de Andrade potencializa o uso literário da linguagem oral e popular e mistura folclore, lendas, mitos e manifestações religiosas de vários recantos do Brasil, como se fizessem parte de uma unidade nacional. Morreu em 1945, aos 52 anos, deixando um vazio nas Letras e mais de vinte livros publicados.