Home › Livros › Humanidades › História
Autor: Vários (ver informações no detalhe)
Editora: Contraponto
PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 12 dias úteis.
Não consta quantidade deste produto em nossos estoques.
Para obtê-lo, este terá que ser adquirido junto a nossos fornecedores mediante checagem prévia de disponibilidade.
R$ 72,00
em até 3x sem juros
O livro reúne dois pronunciamentos do presidente João Goulart, inclusive o famoso discurso feito na Central do Brasil em março de 1964, pouco antes do golpe militar, e um conjunto muito expressivo de textos escritos, no calor dos acontecimentos, pelos principais integrantes da mais brilhante geração de intelectuais brasileiros de todos os tempos. No centro de todas as reflexões, os destinos do Brasil. De Celso Furtado, temos duas conferências e a introdução ao Plano Trienal de Desenvolvimento; de Álvaro Vieira Pinto, "Ideologia e desenvolvimento nacional"; de Nelson Werneck Sodré, "Raízes históricas do nacionalismo brasileiro"; de San Tiago Dantas, "Política externa independente"; de Ignácio Rangel, "A dinâmica da dualidade brasileira"; de Roland Corbisier, "Lógica e cronologia das reformas"; de Darcy Ribeiro, "Nossa herança política"; e de Theotônio dos Santos, "O modelo econômico da ditadura militar". Completam o volume uma longa apresentação, assinada pelos organizadores, e um posfácio de César Benjamin, "Uma certa idéia de Brasil". Um registro único e imprescindível do esforço feito, no fim do ciclo desenvolvimentista, para compreender as singularidades do Brasil.
Título: O Brasil De Joao Goulart: Um Projeto De Nação
ISBN: 9788585910877
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 14 x 21
Páginas: 238
Ano copyright: 2006
Coleção:
Ano de edição: 2006
Edição: 1ª
Região:
Idioma:
Legenda:
País de produção:
Formato de tela:
Áudio Original:
Tempo de Duração:
Quantidade de discos:
Selo:
Código:
Autor: Alvaro Vieira Pinto | Celso Furtado | Cesar Benjamin | Darcy Ribeiro | Ignacio Rangel | Joao Goulart | Nelson Werneck Sodre | Roland Corbisier | San Tiago Dantas | Theotonio dos Santos
Organizador: Oswaldo Munteal | Jaqueline Ventapane | Adriano de Freixo
Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, em 26 de outubro de 1922. Formado em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1946, Darcy construiu uma brilhante carreira intelectual de projeção internacional, notadamente nos campos da antropologia, etnologia e educação. Além de ter sido um estudioso do modo de vida dos povos indígenas, Darcy os defendeu arduamente. Em 1954, organizou no Rio de Janeiro o Museu do Índio, o qual dirigiu até 1957. Também em 1954, elaborou o plano de criação do Parque Indígena do Xingu, situado ao norte do estado de Mato Grosso. Darcy Ribeiro destacou-se como escritor, educador e político, além de ter sido figura presente nos momentos centrais da história brasileira da segunda metade do século XX. Foi ministro-chefe da Casa Civil do governo João Goulart (durante o qual foi também ministro da Educação) e foi eleito vice-governador do Rio de Janeiro em 1982. Neste período, foi concomitantemente secretário de Estado da Cultura e coordenador do Programa Especial de Educação, com a missão de implantar 500 CIEPs no Estado do Rio de Janeiro. Exerceu papel central na fundação da Universidade de Brasília, em 1962, da qual foi o primeiro reitor. Foi senador da República entre 1991 e 1997 e membro da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em Brasília em 17 de fevereiro de 1997.