Mal-estar na educaçao: o sofrimento psiquico de professores

Autor: Rosana Marcia Rolando Aguiar | Sandra Francesca Conte de Almeida
Editora: Juruá

PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 20 dias úteis.
Não consta quantidade deste produto em nossos estoques.
Para obtê-lo, este terá que ser adquirido junto a nossos fornecedores mediante checagem prévia de disponibilidade.

R$ 69,90

em até 3x sem juros

Adicionar
à sacola


Entrega

Entrega = postagem + transporte, pesquise para seu CEP:

Sinopse

O livro apresenta uma sistematização de relevantes produções teóricas e de pesquisas na interface psicanálise e educação, notadamente no campo da aplicação do conhecimento oriundo da teoria psicanalítica na compreensão da questão do sofrimento psíquico de professores, no cotidiano escolar.Espera-se que a produção deste texto possa vir a contribuir com as atuais e necessárias reflexões em torno da formação de professores. Privilegiam-se, aqui, as concepções voltadas para a perspectiva de uma formação pessoal, subjetiva, articulada à formação profissional, dando especial ênfase à formação continuada do professor, sujeito e ator/autor que aprende e se forma com sua história de vida, suas experiências e vivências pessoais e profissionais e, sobretudo, com a análise e reflexão sobre a práxis educativa, em suas conexões com o contexto socioeconômico e institucional-político no qual a escola está inserida.A reflexão a respeito da construção em contexto da identidade do professor permite, dentre outras questões, pensar, justamente, acerca do sofrimento psíquico de professores, as implicações desse fenômeno no processo pedagógico, bem como a impossibilidade de um sujeito "produzir" uma doença psíquica de forma individual, desvinculada das condições sociais de seu trabalho como docente e das relações interpessoais com o outro

Dados

Título: Mal-Estar Na Educaçao: O Sofrimento Psiquico De Professores

ISBN: 9788536221922

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 14 x 21

Páginas: 98

Ano de edição: 2008

Edição:

Autor

SANDRA FRANCESCA CONTE DE ALMEIDA

Sandra Francesca Conte de Almeida é Doutora em Ciências da Educação (Psicologia) e Diplomada em Psicologia Escolar pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. Psicanalista, Membro-Fundador do Percurso Psicanalítico de Brasília. Foi professora da Universidade Federal do Ceará e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É professora aposentada do Instituto de Psicologia da UnB. Professora, em regime de tempo integral, do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, da Universidade Católica de Brasília, e coordena, como segundo líder, o Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental, Desenvolvimento e Aprendizagem Humana, da UCB/CNPq. Foi coordenadora do GT Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Possui expressiva produção científica, sob forma de artigos científicos, capítulos de livros, livros e organização de livros publicados na sua área de especialização e competência: psicanálise e educação, formação e atuação de psicólogos escolares e de professores do ensino fundamental e médio, psicologia da educação e do desenvolvimento, representações sociais.