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Autor: Machado de Assis
Editora: Fundação Peirópolis
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Este livro reúne três importantes contos de Machado de Assis publicados entre 1884 e 1894, chamados “A cartomante”, “Missa do galo” e “A causa secreta”, selecionados e organizados pelo professor de literatura Maurício Soares Filho especialmente para introduzir jovens leitores na obra do grande escritor brasileiro. Com notas sobre as características encontradas no texto, esclarecimentos sobre termos usados e referências históricas que muito contribuem para a fruição da obra, no final Maurício nos apresenta um estudo crítico que valoriza a questão temática e o foco narrativo nos três contos por ele selecionados, todos eles com um tema em comum: o adultério, um tema caro à estética realista.
Título: Tres Vezes Machado De Assis, Tres Contos Publicados Entre 1884 E 1894
ISBN: 9786586028416
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 13 x 18 x 0,6
Páginas: 96
Ano copyright: 2022
Coleção: Classicos De Bolso
Ano de edição: 2022
Edição: 1ª
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Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. Nascido no Morro do Livramento, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade. Fundador da Cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras, ocupou sua presidência por mais de dez anos. Sua extensa obra constitui-se de nove romances e peças teatrais, duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas. Machado de Assis é considerado o introdutor do Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias póstumas de Brás Cubas (1881). Este romance é posto ao lado de todas suas produções posteriores, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires, ortodoxamente conhecidas como pertencentes a sua segunda fase, em que se notam traços de pessimismo e ironia. Sua primeira fase literária é constituída de obras como Ressurreição, A mão e a luva, Helena e Iaiá Garcia, onde notam-se características herdadas do Romantismo, ou "convencionalismo", como prefere a crítica moderna.