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Autor: Luiz Mauricio Azevedo
Editora: Sulina
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Em Afromarxismo: fragmentos de uma teoria literária prática, Luiz oferece uma reflexão materialmente dialética sobre o estado de coisas no mundo. Com doses de ironia, à la Marx, Luiz reacende no leitor a ideia do “revide” negro. Aborda o problema da identidade como algo político e urgente, e que necessita ser lido através da lógica da reprodução social capitalista. Uma leitura de tirar o fôlego, que provoca, mas que estabelece diálogo permanente mesmo com quem, talvez, ache radicais as ideias apresentadas. O autor rechaça o pensamento intelectual preso à redoma de uma história universal eurocêntrica que nos relega, em especial negros e negras, ao lugar de complemento.O livro é necessário diante de armadilhas como a venda de um “capitalismo humanizado” supostamente antirracista; na análise, Luiz nos previne de tal superficialidade. É sobre morte e vida: a morte do pensar livre versus a inquietude viva de Luiz. Ele troca com louvor a lâmpada do marxismo dominado pela branquitude e toma a ferramenta com o objetivo de mudança social.Em 2022, Afromarxismo: fragmentos de uma teoria literária prática é um enfrentamento ao mofo da intelectualidade das redes sociais e uma arma para a morte do fascismo.
Título: Afromarxismo: Fragmentos De Uma Teoria Literaria Pratica
ISBN: 9786557590898
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 14 x 21
Páginas: 128
Ano copyright:
Coleção:
Ano de edição: 2022
Edição: 1ª
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Autor: Luiz Mauricio Azevedo
(Cascavel, 1980) é ficcionista, editor, crítico literário e intelectual de produção robusta e diversa. Como acadêmico, Luiz Mauricio Azevedo dedica-se a estudar temas como a literatura negra, poéticas afro-brasileiras e afro-americanas. Nesse âmbito, aliás, ele propõe revisão do cânone brasileiro, de modo que autores negros sejam incluídos por seus méritos literários e estéticos. Do seu ponto de vista, a crítica literária contemporânea ainda preocupa-se mais em entender o racismo do que destruí-lo. Sua produção ficcional, por sua vez, é marcada por influências cinematográficas e da música pop. As histórias, normalmente ambientadas em São Paulo, são repletas de personagens tão ácidos quanto apáticos, que vivem às voltas com temas como a medicina, a frustração, a loucura e a morte.