Midia e poder: ideologia, discurso e subjetividade

Vários (ver informações no detalhe)
Editora: Mauad

PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 12 dias úteis.
Não consta quantidade deste produto em nossos estoques.
Para obtê-lo, este terá que ser adquirido junto a nossos fornecedores mediante checagem prévia de disponibilidade.

R$ 93,20

em até 3x sem juros

Adicionar
à sacola


Entrega

Entrega = postagem + transporte, pesquise para seu CEP:

Sinopse

As constelações temáticas do campo semântico "mídia e poder" são inúmeras, como constatará o leitor desta coletânea Mídia e Poder, construída a partir de uma diversidade de enfoques teóricos-metodológicos, animados com a fome da crítica.A pergunta posta pelo enunciador do livro é: por que analisar os media a partir da temática do poder? Além de pensar uma sociedade mais democrática, a resposta envolve a construção de movimentos contra-hegemônicos, encarando- se os media como lugar de luta pelo poder simbólico.A partir dessa perspectiva práticoteórica, são desenvolvidos temas como a naturalização da vigilância nos reality shows, a construção de estereótipos e a exotização do outro, a colonização da cultura pelos imperativos sistêmicos, bem como a constituição do jornalismo popular, as mídias alternativas, os observatórios de comunicação, as tecnologias para apagar lembranças, as políticas do esquecimento, a passionalização pelo medo nos media, o sofrimento em sua ligação com o poder, entre outros.O livro se postula a partir do giro multidirecional que escancara a performatividade mediática nos mais diversos contratos comunicacionais, examinando, com acuidade, não somente ideologia, hegemonia e dominação de classe, em geral abordados a partir de autores de cepa moderna, mas também a construção das socialidades e subjetividades pós-modernas, nas superfícies dos media, segundo perspectiva dos estudos culturais e políticos.

Dados

Título: Midia E Poder: Ideologia, Discurso E Subjetividade

ISBN: 9788574782775

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 14 x 21

Páginas: 310

Ano copyright: 2008

Ano de edição: 2008

Edição:

Participantes

Organizador: Eduardo Granja | Joao Freire Filho | Raquel Paiva

Autor

RAQUEL PAIVA

Professora da Escola de Comunicação (Eco) da UFRJ desde 1984, Raquel Paiva tem a questão de alternativas para a mídia como assunto de seu interesse desde 1985, quando fez um curso de especialização de seis meses no Ciespal, em Quito, Equador. Tendo se formado em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1981, fez o mestrado e o doutorado em Comunicação e Cultura na Eco, durante o qual, com uma bolsa do Departamento de Filosofia da Universidade de Turim, na Itália, foi orientada pelo filósofo e hoje membro do Parlamento Europeu, professor Gianni Vattimo. Pesquisadora do CNPq, além de Ética, cidadania e imprensa, Raquel é autora de O Espírito comum – mídia, globalismo e comunidade (1998) e tradutora de L’oltre interpretazione (“Para além da interpretação”), de Gianni Vattimo (1999). Raquel Paiva nasceu em Juazeiro, Bahia, em 19 de maio de 1960, e é mãe de Gabriela, que, como ela costuma dizer, é o seu “primeiro estudo de caso”.