Educaçao, patrimonio e cultura local: concepçoes e perspectivas pedagogicas

Autor: Francisco Carlos Franco
Editora: CRV

PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 27 dias úteis.
Não consta quantidade deste produto em nossos estoques.
Para obtê-lo, este terá que ser adquirido junto a nossos fornecedores mediante checagem prévia de disponibilidade.

R$ 62,24

em até 3x sem juros

Adicionar
à sacola


Entrega

Entrega = postagem + transporte, pesquise para seu CEP:

Sinopse

A educação, a cultura e os patrimônios culturais são temáticas necessárias para uma educação básica que visa à formação cidadã para as novas gerações. A globalização da economia, a sociedade do espetáculo, as políticas educacionais e culturais inspiradas nos princípios neoliberais, a massificação da cultura e sua espetacularização, entre outros aspectos, enfraquecem as culturas locais, evidenciando-se a necessidade de se proporcionar, aos alunos/citadinos, tempos e espaços para conhecer e fruir do patrimônio cultural de sua localidade, com vistas a fortalecer  as identidades culturais locais. Este livro contempla os conceitos básicos para uma educação patrimonial crítica, como meio de desenvolver no educando uma consciência crítica perante a cultura e os patrimônios culturais que foram se constituindo em seu país, em sua cidade, na comunidade em que vive. É por intermédio de uma aproximação significativa e problematizadora frente ao seu legado cultural, que o aluno poderá se apropriar desta herança e se conscientizar sobre seu papel de cidadão no zelo e na preservação dos bens culturais de seu entorno. Em um segundo momento, o livro apresenta algumas perspectivas para as escolas desenvolverem um projeto didático voltado aos patrimônios culturais, como também algumas alternativas metodológicas para orientar o trabalho docente. Para tanto, utilizou-se os princípios da Pedagogia de Projetos, contemplando a educação patrimonial como um objeto de estudo interdisciplinar, com ações que permeiam o ensino de arte, história, literatura, geografia, entre outros.

Dados

Título: Educaçao, Patrimonio E Cultura Local: Concepçoes E Perspectivas Pedagogicas

ISBN: 9788544431603

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 14 x 21 x 2,01

Páginas: 142

Ano de edição: 2019

Edição:

Participantes

Autor: Francisco Carlos Franco