Organizador: Luis Perez-Oramas | Lucia Kluck Stumpf
Editora: APC - Associação de Patronato Contemporâneo
PREVISÃO DE POSTAGEM: Até 8 dias úteis.
R$ 190,00
em até 3x sem juros
Carlito Carvalhosa (1961–2021) construiu uma trajetória singular na arte contemporânea ao explorar diversas técnicas e suportes, com uma abordagem que expande os limites dos materiais e do espaço. Seu trabalho, quase sempre marcado pela presença do corpo — seja no seu gesto, na interação com a obra ou no reflexo proporcionado —, estabelece diálogos potentes com o público e o ambiente expositivo.Este volume é a mais abrangente monografia já dedicada ao artista. O livro apresenta, além de textos de Luis Pérez-Oramas, Lúcia K. Stumpf, Geaninne Guimarães, André Lepecki, Daniel Rangel e Bernardo Mosqueira, uma cronologia ilustrada e um grande arco de obras, onde fica patente a mescla entre trabalhos bidimensionais, tridimensionais e grandes instalações, assim como a reiteração de algumas características que atravessam toda a produção do artista.Oramas analisa praticamente toda a produção de Carvalhosa, demonstrando a múltipla, profícua e sofisticada produção do artista. Stumpf apresenta a trajetória de Carvalhosa a partir do acervo documental e material deixado por ele de forma extremamente sistematizada. Guimarães estuda a pontual produção de monotipias e gravuras de Carvalhosa, deixando patente a coerência conceitual e estética estabelecida em todo o trabalho do artista. Lepecki percorre a "vontade construtiva" de Carvalhosa de forma inusitada. Rangel esmiuça as instalações site-specific do artista, recorrentes em sua carreira. E Mosqueira estuda a "membrana" como uma característica (física e conceitual) presente em várias, senão todas, as fases de sua criação artística.A capa do livro pode ser considerada como uma síntese de várias de suas operações conceituais e visuais: traz o detalhe de um alumínio percutido coberto com gesso branco. Ali podemos ver uma superfície semi-reflexiva, a marca protuberante que remete aos "dedinhos", as camadas sobrepostas de matéria como "pintura", o uso de materiais diversos como o gesso, bem como a camada branca que remete às grandes instalações feitas em tecido. * Carvalhosa participou das mais importantes exposições e longevos projetos curatoriais no Brasil, como a Bienal de São Paulo; o Panorama da Arte Brasileira; o projeto "Respiração", na Casa Museu Eva Klabin; o "Projeto Parede", do MAM São Paulo; o "projeto Octógono", na Pinacoteca de São Paulo; o projeto "Arte/Cidade", além de ter concebido instalações especiais como as apresentadas no MAM Rio de Janeiro, Centro Maria Antonia da USP, MAC USP, MAM Bahia, Palácio da Aclamação em Salvador, entre muitas outras instituições. E ocupou o átrio do MoMA NY, um feito inédito para um artista brasileiro em vida. Em 2024-25, recebeu duas grandes mostras póstumas e retrospectivas. O Sesc Pompeia apresentou um conjunto expressivo de instalações, além de um grande acervo documental: cadernos de anotações, desenhos, convites, folders, livros, registros fotográficos, maquetes; e o Instituto Tomie Ohtake mostrou obras de todas as fases da trajetória do artista. O livro agora publicado reúne todo esse universo. * No início da carreira, Carlito Carvalhosa apresentou pinturas sobre papel em grande formato, típicas das produções da década de 1980 (Carvalhosa participou da "Casa 7" e expôs na "Grande tela" da Bienal de São Paulo), passou então para o uso de cera e encaústica, aprimorado em residência feita na Europa na década de 1990, quando passa a fazer criações mais seriadas e com a presença de marcações específicas (os seus famosos "dedinhos").As ceras cresceram, tomaram volume tridimensional e o artista passou a experimentar novos materiais, como porcelana e gesso, o qual tomou e ocupa espaços de forma contundente. O artista iniciou então a combinação dos já utilizados materiais (óleo, esmalte, gesso, entre outros) sobre superfícies reflexivas, em especial espelhos, o que desencadeou, em seguida, no uso de alumínio polido e alumínio escovado, quando retomou os gestos manuais que deixaram marcas mais evidentes nas superfícies. Em paralelo, criou grandes instalações usando tecidos, postes de madeira e lâmpadas fluorescentes. Por fim, Carvalhosa intensificou o uso de alumínios reflexivos com pinturas e voltou a fazer esquemas de ceras com os "dedinhos", apresentando como novidade a pintura sobre a superfície.
Título: Carlito Carvalhosa (Inglês)
ISBN: 9788566741193
Idioma: Inglês
Encadernação: Capa dura
Formato: 21 x 28,5
Páginas: 384
Ano copyright:
Coleção:
Ano de edição: 2025
Edição: 1ª
Região:
Idioma:
Legenda:
País de produção:
Formato de tela:
Áudio Original:
Tempo de Duração:
Quantidade de discos:
Selo:
Código:
Organizador: Luis Perez-Oramas | Lucia Kluck Stumpf