Um relato cru e verdadeiro. 1919=2020 - nada mudou
Alcir Santos de Oliveira
Lastreadas em cuidadosa pesquisa as autoras traçam, neste livro um histórico do surgimento e migração da “espanhola”, que viria a ser a maior pandemia do século passado, deixando, na Europa, um passivo de mortes bem superior ao deixado pela I Guerra, considerada como a guerra mais sangrenta da história. Pois bem, o foco da das autoras não é a Europa e sim o Brasil. Antes mostram a incidência da “gripe”, sob os mais diversos nomes, em praticamente todos os lugares habitados da terra. A seguir, traçam um detalhado roteiro da progressão do vírus pelo Brasil, possivelmente trazido a bordo do “Demerara”, procedente de Liverpool que aportou, em algum dia do mês de setembro de 1919 em Recife e daí foi descendo pelo litoral, daí se expandido em todas as direções, não só de navio, mas por todos os meios de transporte então existentes. O resultado está bem descrito na fla. 24, numa transcrição de texto de Pedro Nava: “Tráfego rareado, cidade vazia e meio morta, casas de diversão poucos cheias, conduções sempre fáceis [...]. É que no meio da população [...] insinuara-se a Morte Cinzenta da pandemia que ia vexar a capital e soltar como cães a Fome e o Pânico que trabalhariam tão bem como a pestilência...”
Deixam claro que os efeitos se tornaram mais pesados e mortais em face da disparidade social brasileira, com muito maior número de mortes nas periferias, nas aldeias indígenas e entre os carentes de tudo.
Magistralmente concluem o livro traçando uma espécie de paralelo entre a Espanhola e o atual Coronavírus que, além de mais virulento, tem a seu favor o exército de brasileiros sem condições mínimas de infraestrutura sanitária, social e segurança nutricional. Naqueles dias, como agora, imperou o negacionismo e a manipulação de dados sobre o número real de mortos. No final, mais de um século depois, os resultados se assemelham e fica evidente que o homem só existirá até o dia em que a Terra resolver extingui-lo. Um livro para ler e preservar como documento valioso que é.
|