A CANOA DE PAPEL: TRATADO DE ANTROPOLOGIA TEATRAL
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DE DESEJO
A Canoa de Papel - Tratado de Antropologia Teatral, de Eugenio Barba, é um dos livros mais importantes do pensamento teatral contemporâneo. Escrito em três décadas, o livro reúne tradições ocidentais e orientais na mesma caldeira da Antropologia Teatral, para examinar o comportamento pré-expressivo do homem em estado de representação organizada. O resultado é uma obra indispensável para todo pesquisador das artes cênicas. A experiência com o Odin Teatret; o teatro asiático; os laboratórios e pesquisas de Grotowski; o método de ações físicas de Stanilsavski; a biomecânica de Meyerhold; o sistema de mimo de Decroux e os postulados de Craig, Brecht, Copeau, Mikhail Tchecov, Artaud e de outros “habitantes de tradições” possuem conexões teóricas e fornecem um amplo material para a análise de Barba e a compreensão do “corpo-em-vida”. Como o ator usa seu suporte sobre o palco – superando os condicionamentos habituais – para fornecer impactos e despertar o espectador? Para responder a essa pergunta, Barba utiliza exemplos concretos, desenvolvendo conceitos como “presença”, “pré-expressividade”, “partitura física”, “energia”. O objetivo desse esforço é desvendar a “arte secreta do ator”, ou ainda, os princípios que governam o seu “bios cênico”.
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