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OBJETO
DE DESEJO
Por que escrevemos? Como escrevemos? O que acontece em nossa mente enquanto escrevemos? Para quem pensamos que escrevemos? Quais as relações entre leitura e escrita? Como aprendemos e como ensinamos a produzir textos? O que sabemos sobre o ato de escrever?
Em torno dessas indagações, a autora articula as teorias mais atuais (Bakhtin, Vygotsky, Bronckart, Scheneuwly) à pesquisa etnográfica educacional, procurando compreender o fenômeno da escrita e as práticas escolares de produção de textos. Descreve e analisa comentários de professores e alunos diante de textos em progresso (rascunhos) e reflete sobre o que esses diálogos revelam a respeito dos próprios processos interativos, da aprendizagem e do papel do professor e dos colegas na ampliação do universo lingüístico do aluno.
Este trabalho demonstra que o ensino de produção de textos é muito mais que "oferecer um tema interessante e corrigir rigorosamente uma única versão da redação para dar nota". Deve envolver a escrita como um processo interativo em vários níveis e em muitas etapas, o que tem sido geralmente ignorado na prática escolar com visíveis prejuízos para os alunos.
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