A INVASAO FRANCESA DO BRASIL: O CORSARIO...GUARATIBA
produto indisponível
OBJETO
DE DESEJO
Em agosto de 1710 cerca de mil corsários franceses comandados por Jean François Du Clerc tentaram invadir o Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara. Atacados pela Fortaleza de Santa Cruz, entraram na cidade pelo seu lado oeste, a praia da Barra de Guaratiba. Guiados por escravos fugidos, atravessaram as montanhas e chegaram ao centro da cidade no dia 19 de setembro, onde enfrentaram as tropas de defesa e perderam a batalha. Esta história, uma das mais fascinantes da História do Rio de Janeiro, é contada por André Luis Mansur e Ronaldo Morais de forma leve e atraente, percorrendo o caminho de Du Clerc e seus corsários desde a França até o seu trágico destino na então colônia portuguesa.
O livro é ilustrado com dezenas de fotos tiradas por Ronaldo Morais nos anos 70, 80 e 90, época em que ele, acompanhado de um grupo de pesquisadores amadores, registrava em imagens tudo o que achasse relevante na cidade. Assim, temos fotos de monumentos que existiam na época da invasão, como a Igreja do Desterro da Pedra de Guaratiba, e do Convento do Carmo, no centro da cidade, e também imagens de prédios construídos no local onde a batalha ocorreu, como o Paço Imperial, erguido onde ficava a Casa de Moeda na época.
O livro traz ainda registros detalhados de como era a vida da sociedade carioca na época, com nomes de ruas e prédios, os hábitos dos cariocas e portugueses e como eram as relações sociais e econômicas. No final os anexos trazem informações valiosas como as fontes pesquisadas e um glossário, além de outras informações úteis para quem quiser se aprofundar nesta episódio marcante da historiografia carioca.
Leia mais…