A MISE-EN-FILM DA FOTOGRAFIA NO DOCUMENTARIO...AVULSO
Por:
R$ 39,90
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
Em uma co-edição da Relicário Edições e Filmes de Quintal Editora, este livro investiga a mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memória das pessoas filmadas a partir de dois temas: “Álbuns de família” e “Retratos da dor”. Tendo em vista esses dois eixos temáticos e a solicitação da fotografia como dispositivo de rememoração, dois ensaios aqui reunidos abordam os seguintes filmes: Acácio(2008), de Marília Rocha, Nos olhos de Mariquinha (2008), de Cláudia Mesquita e Junia Torres, Retratos de identificação(2014), de Anita Leandro, Cabra marcado para morrer (1984) e Moscou (2009), de Eduardo Coutinho. Como um signo especial que guarda, em si, o efeito paradoxal de ser presença da ausência e ausência da presença, noção benjaminiana retomada por vários estudiosos da imagem, ao trazer à luz tais fotografias, os filmes acabam por reinseri-las na linha do tempo. Dessa forma, uma história individual ou coletiva pode ser redescoberta, repensada, submetida ao olhar crítico. Um terceiro ensaio, destaca as relações entre a leitura e a escrita do movimento no cinema de Aloysio Raulino, e, em particular, uma enigmática (e borgeana) passagem de Inventário da rapina (1986) desse importante fotógrafo e realizador brasileiro.
Leia mais…