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OBJETO
DE DESEJO
Inspirados tanto no estruturalismo como no pós-estruturalismo, estes ensaios de Yve-Alain Bois buscam redefinir a função da teoria no discurso crítico modernista. Alertando ao mesmo tempo contra a adoção acrítica dos modismos teóricos e contra a rejeição a priori de toda teoria, Bois defende que a melhor maneira de aplicar a teoria é em resposta a demandas específicas de um problema de crítica. Seus ensaios demonstram, de maneira lúcida, a utilidade das diversas abordagens teóricas em combinação com uma interpretação rigorosa de pinturas e de textos.
“Um livro admirável, um excelente e inovador exemplo de como as mais importantes experiências da pintura moderna – de Matisse e Picasso a Mondrian, Newman e Ryman – requerem um emprego preciso da teoria para serem corretamente interpretadas. Uma contribuição verdadeiramente original, tanto no estilo como na abordagem, para uma ‘nova história’ da arte que reconcilie a teoria crítica com a pesquisa histórica.” – Louis Marin, Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris
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