A SOCIOLOGIA NO ENSINO MEDIO: CIDADANIA...ESTUDANTES
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OBJETO
DE DESEJO
Este livro é fruto de pesquisas realizadas acerca do ensino de Sociologia no Ensino Médio, seu papel, repercussões e possibilidades. Os autores buscaram entender o lugar desta disciplina dentro da escola, da academia e do país. Para tanto, se colocaram abertos ao diálogo com seus pares, estudantes e instituições públicas. O intuito era aprofundar a compreensão das representações e relações dentro do seu campo de trabalho com vistas a incrementar sua ação político-pedagógica. Dessa forma, esta obra expressa um legado de reflexões, ações coletivas e pesquisas no campo do Ensino de Sociologia e na busca por visibilidade deste na Educação Básica. Portanto, nesse processo e contexto as pesquisas que embasam este livro foram feitas em busca de respostas às questões prementes: como a sociedade vê a sociologia na escola, qual o seu papel, como ser mais visível, entendida, aproveitada no Ensino Médio, como fortalecer a ação dos professores nesse sentido? O capítulo 1 traz os fundamentos da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e a proposição de uma abordagem societal de Willem Doise. Evidenciou-se um percurso histórico de interlocução com o campo das Ciências Sociais até a sua formulação na Psicologia Social. Os capítulos 2 e 3 discutiram as questões acima a partir das representações de professores e de estudantes sobre a Sociologia no Ensino Médio. O capítulo 4 procurou trazer o diálogo entre os dois polos (discente / docente) e o espaço escolar, enquanto atualização das representações construídas no processo social moderno acerca de cidadania, espaço público e escola, procurando refletir sobre as aulas de Sociologia e suas possibilidades. Se constata a cidadania como referência comum na pesquisa com grupos focais, no que concerne à aplicação da Sociologia na escola. Dentre os elementos para a formação de cidadãos/cidadãs foram elencados pelos diversos sujeitos das pesquisas: compreensão sistemática das relações sociais e da complexidade na sociedade moderna; postura crítica; conscientização acerca da necessidade de intervenção social; despertar para a dignidade coletiva. Este livro cumpre a finalidade de ser um instrumento para a reflexão de informações e práticas que não conhecíamos ou não reconhecíamos dentro do vasto ambiente educacional. Esperamos que potencialize debates, identidades e organizações de professores, estudantes e comunidades interessados em uma educação de maior qualidade. Assim, procuramos realizar o que desejamos ver no mundo: pessoas discutindo suas vivências, trocando ideias, democratizando informações, de maneira a ampliar as alternativas de intervenção social e a construção da realidade mais consciente e autônoma.
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