A SOMBRA E O NOME: SOBRE A FEMINILIDADE
produto disponível
Por:
R$ 67,00
Em até 3x sem juros
Adicionar
à sacola
OBJETO
DE DESEJO
A publicação de A sombra e o nome: sobre a feminilidade da psicanalista Michèle Montrelay preenche no campo das publicações psicanalíticas brasileiras de orientação lacaniana uma lacuna que se estende há cinco décadas – visto que esta obra foi publicada na França pela primeira vez em 1977 – e isso por vários aspectos. Michèle Montrelay estabeleceu nesse ensaio uma revisão do confronto entre as teorias de Freud (libido sempre masculina com ênfase no clitóris e nos substitutos fálicos, como o filho) e a escola inglesa (libido feminina específica com ênfase no interior do corpo e na vagina) em torno da questão da sexualidade feminina. Ela propôs que ambas as teorias deveriam ser levadas em conta para que fosse proposta uma nova noção, a de um gozo fálico suscetível de se tornar, em certas condições, não-fálico, revelador de que as mulheres mantem uma relação fugaz, decerto, mas direta e privilegiada com o Real.
Incensada pela comunidade psicanalítica francesa, Michèle Montrelay manteve nela um lugar muito especial. Após a dissolução da EFP, não se inseriu em nenhuma outra instituição psicanalítica. Proferiu muitos seminários, escreveu vários artigos, foi convidada a participar de trabalhos junto a cartéis formados para estudar sua obra, deu muitas entrevistas em que suas ideias foram interrogadas com elevado interesse e entusiasmo pelos psicanalistas.
É aos textos fundadores de sua obra que o público brasileiro tem acesso agora nesta bela tradução realizada por Tamlyn Ghannam para a coleção Planeta Freud.
Leia mais…